Sem isso você vai demorar duas ou três vezes mais tempo para ser aprovado.

Se você não conseguir ler este artigo até o fim, eu tenho certeza que você não será aprovado. Isto mesmo, eu descobri que uma das características dos meus alunos aprovados era justamente a capacidade de ler pelo menos meus e-mails ou meus artigos até o fim. E isto faz toda lógica. Afinal se você não consegue ler um texto que tem apenas 500 palavras, que foi redigido para ser lido por concurseiros de alta performance… como é que você vai ler um livro com 500 páginas? 

Então leia até o fim e aprenda algo que vai fazer todos os seus concorrentes comer poeira.

Eu fiz uma grande descoberta.

E esta descoberta se aplica a praticamente todos os campos da aprendizagem humana. Inclusive para quem deseja ser aprovado num concurso público e deseja ser aprovado com rapidez.

Esta descoberta consiste em saber como tornar a aprendizagem natural e metódica, retirando todos os entraves que impedem que você aprenda com facilidade, retirando toda a areia que jogaram nas engrenagens do seu cérebro.

Eu descobri que a aprendizagem perfeita e mais poderosa que existe deve ser aperfeiçoada considerando três camadas, ou três níveis.

A primeira camada é a camada mental.

O aspecto mental da sua aprendizagem deve ser aperfeiçoado com estratégias de estudo. São as estratégias que vão transferir tudo que está na sua memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Esta camada diz respeito à sua capacidade de PLANEJAR SEUS ESTUDOS. Há estudantes que só tem estratégias. E o estudante que só planeja eu chamo de PLANEJADOR.

A segunda camada é a ambiental.

O aspecto ambiental dos seus estudos e da sua aprendizagem deve ser aperfeiçoado com a adoção de táticas que vão organizar seu ambiente e vão melhorar sua disposição física, psíquica, orgânica para aprender com mais permanência e profundidade. Esta camada diz respeito à sua capacidade de ORGANIZAR SEUS ESTUDOS. Há estudantes que só tem táticas. E o estudante que só organiza eu chamo de ORGANIZADOR.

A terceira camada é a camada individual.

Aqui é o momento do uso das técnicas de estudo. Na hora do seu estudo individual você vai utilizar as técnicas de anotação e revisão que vão facilitar a memorização e a fixação do conteúdo aprendido. Esta camada diz respeito à sua capacidade de ESTUDAR de forma efetiva. Há estudantes que só tem técnicas. E o estudante que só planeja eu chamo de ESTUDADOR.

Só é aprovado quem consegue integrar estas três camadas.

Para aprofundar este assunto eu tenho um vídeo que eu fiz para ajudar os candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Eu peguei um trecho deste vídeo e disponibilizei aqui para você.

Aproveite.

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta