Você desperdiça muito tempo e eu vou ajudá-lo.

 

Prof. Rubens, quanto tempo eu devo estudar por dia? E por semana? Meu amigo, as respostas variam. Nesse pequeno artigo vou te mostrar que o tempo ideal é o tempo que você tem. Portanto, o que você não pode fazer em nenhuma hipótese é desperdiçar o seu precioso tempo.

  1. Qual o tempo ideal de estudo?
  2. Quanto tempo eu preciso estudar?
  3. Tempo é prioridade.
  4. Tempo e Horário de Estudo.
  5. Tempo e Revisão.
  1. Qual o tempo ideal de estudo?

A maioria dos estudantes reclama do problema do TEMPO. Estudantes que se preparam para concursos reclamam do tempo porque muitos deles trabalham. Estudantes universitários reclamam do tempo porque precisam ir para a faculdade, alguns precisam trabalhar, namorar, ir para a balada, jogar bola. Estudantes de segundo grau reclamam do tempo porque trabalham e estudam ou fazem curso de inglês, natação, japonês etc.

E muitos perguntam …“Professor, qual o tempo ideal de estudo?” Como se houvesse um tempo determinado para que todos aprendessem de forma satisfatória.

Por incrível que pareça a resposta também é simples, muito simples: “O tempo ideal é o tempo que você tem!” De novo… O TEMPO IDEAL É O TEMPO QUE VOCÊ TEM!

Se o estudante não tem tempo para estudar, então ele não é estudante. E aí pode desistir porque só é estudante quem estuda e quem tem um tempo mínimo para estudar. Então um mínimo de tempo disponível é necessário. Não dá para abrir mão disto.

Mas não há uma “quantidade de tempo” mínima e necessária. O tempo ideal é o tempo que você tem. Se você tem quinze minutos por dia isso já faz diferença.

  1. Quanto tempo eu preciso estudar?

A única pessoa capaz de responder a esta pergunta é a pessoa que a fez.

Porque em primeiro lugar é necessário saber quanto tempo esta pessoa tem.

Se você me disser que tem duas horas disponíveis por dia para estudar, você me responde as duas questões que já foram feitas: então seu tempo ideal de estudo é de duas horas, e durante este tempo disponível você precisa estudar as duas horas.

Isto pode parecer um pouco óbvio, mas o problema é que a pessoa tem duas horas para estudar, mas fica enrolando, fica com sono, se distrai, atende todos os telefonemas que ocorrem naquela hora e resolve ligar para a família toda naquelas duas horas de estudo.

Mas não vamos assustar você com estas duas horas de estudo por dia. Veja só este caso!

Eu só tenho quinze minutos livres para estudar…

Numa de minhas palestras para estudantes universitários alguém se levantou e disse…

– Prof. Rubens, minha vida é muito agitada e corrida. Eu não consigo arranjar mais do que 15 minutos por dia para estudar.

E para sua surpresa eu respondi:

– Excelente. Quinze minutos por dia são 105 minutos por semana. Isto dá mais de uma hora e meia de estudo por semana. Veja só… neste auditório há cerca de 300 pessoas, hoje é sábado e vamos constatar uma coisa surpreendente… Respondam sinceramente: quem daqui estudou mais do que uma hora nesta semana? … perguntei.

E pouquíssimas pessoas levantaram a mão. Umas vinte pessoas num grupo de trezentas.

– Se você estudar uma hora e meia por semana, durante o tempo que você tem livre, seus quinze minutos por dia, você terá estudado mais do que noventa por cento dos seus colegas estudaram. Se você fizer isto ao longo de toda sua faculdade você talvez não venha a ser o mais brilhante dos alunos, mas estará entre os melhores.

E continuei…

– E isto vale também para quem for prestar concursos das mais variadas carreiras públicas. Pois sabemos que poucas pessoas estudam para valer ao se preparar para estes concursos. Se durante os 4 anos de sua faculdade você estudar uma hora e meia por semana… você terá ótimos resultados se comparados com a maioria dos resultados daqueles que só estudaram para as provas.

– Mais uma coisa…, eu disse para todo o auditório, – Eu tenho certeza que você consegue arranjar mais tempo do que estes quinze minutos. Ninguém agüenta ficar tão ocupado, tanto tempo por dia, que só tenha quinze minutos livres por dia

  1. Tempo é prioridade.

O executivo  que não tinha tempo para rezar

Sempre conto a história do executivo que foi visitar um famoso monge, muito conhecido por ensinar ótimas técnicas de meditação.

Depois de conversar muito com o monge, o executivo confessou timidamente que não não encontrava tempo para meditar.

Então o monge ordenou que ele meditasse entre 12h e 13h . Aí o executivo ficou invocado e falou, “Mas sr. Monge, meditar na hora do almoço? E em qual horário eu vou comer?”

Aí o Monge respondeu… “eu tenho certeza que o senhor não ficará sem comer e portanto estou certo que encontrará tempo para comer ao longo do dia”.

Conclusão: TEMPO É QUESTÃO DE PRIORIDADE.

É necessário que você saiba quais são suas prioridades. No nosso curso, PRIORIDADES são as METAS E OS OBJETIVOS que definimos logo no início.

Além disto é necessário um pouco de força de vontade e disciplina.

Sintetizando: o tempo necessário e ideal para o estudo é o tempo que você tem. O mais decisivo é que este tempo de estudo seja prioritário. E que você consiga cavar mais algum tempo dentro de sua vida ocupada para estudar mais um pouco, se assim for possível.

  1. Tempo e Horário de Estudo

Três coisas são absolutamente necessárias: 1. identificar quanto tempo você tem disponível para o estudo; 2. decidir quando você irá estudar; 3. montar um horário de estudo que servirá para orientar todo seu tempo de estudo a partir de agora.

RESPONDA AGORA PARA VOCÊ MESMO: QUANTO TEMPO DE ESTUDO VOCê TEM DISPONIVEL POR SEMANA?

Para tanto queremos que você faça o seguinte exercício:

  1. Faça uma horário que alcance todos os dias da semana.
  2. Preencha todo este horário com as suas atividades iniciando-se com a hora que vocÊ acorda e terminando na hora que você se deita. Faça o seu horário de cada um dos dias da semana. Caso seu horário de trabalho comece mais cedo ou mais tarde faça as alterações necessárias
  3. A partir deste trabalho verifique quanto tempo você tem disponível.
  4. A partir deste mesmo horário verifique se é possível aproveitar algum tempo perdido ou desocupado.
  5. Decida a partir deste horário quais serão os seus momentos de estudo.
  6. Refaça seu horário marcando com destaque quais serão seus tempos de estudo.

Por enquanto, o mais importante é que você defina quanto você vai estudar e quando você irá estudar.

É importante que você decida, por exemplo, que seu tempo de estudo será toda noite das 19h às 22h, ou sempre depois do almoço.

Mais à frente você descobrirá como distribuir as disciplinas da forma mais proveitosa para você.

  1. Tempo e Revisão

Quando apresentamos as ESTRATÉGIAS indicamos a REVISÃO como algo que deve atravessar toda a sua atividade intelectual. A REVISÃO é de natureza ESTRATÉGICA, TÁTICA E TÉCNICA.

A REVISÃO é uma das coisas mais importantes deste curso. A Revisão faz parte do plano estratégico, faz parte do plano tático e do plano técnico. Já falamos sobre a Revisão no módulo da Estratégia. Agora falaremos da Revisão no módulo das Táticas.

Pois a realização da REVISÃO provoca resultados muito consistentes não só no curto prazo, mas também no médio e no longo prazo.

Se você estudou alguma coisa hoje, revise-a ainda hoje, ao fim do tempo de estudo (MICRO REVISÃO ou REVISÃO ZERO). Isto na verdade é uma técnica, mas se você assimilar este HÁBITO DE FAZER REVISÃO diariamente, no fim do processo de aprendizagem você terá ECONOMIZADO TEMPO. Revisar a matéria da semana antes de iniciar a próxima é ganhar tempo no médio e no longo prazo. Revisar a matéria do mês antes de começar o próximo mês é ganhar mais tempo ainda.

O maior desperdício de tempo é ESTUDAR ALGO HOJE e voltar a revisá-lo daqui um mês. Isto porque daqui um mês, você se lembrará muito pouco da matéria estudada hoje e aí, aí… aí… você terá que estudar toda a matéria novamente como se ela fosse matéria nova.

Caso a revisão tivesse sido feita no fim do tempo de estudo e depois no fim da semana e no fim do mês, a matéria teria sido assimilada de tal forma que ela nunca mais seria esquecida. A REVISÃO como procedimento fará você GANHAR TEMPO, MUITO TEMPO e evitará o desperdício de tempo.

Suponha que você estudou hoje durante 4 horas, na escola, na aula, ou mesmo sozinho. Se você não fizer a REVISÃO da matéria para fixá-la, quando chegar na véspera da prova, do exame ou seja lá do que for, você não lebrará da matéria e terá que aprender tudo na véspera.

Então veja só o desperdício: você estudou 4 horas e não revisou, então você esqueceu; você assistiu 4 horas de aula, não fez anotações, e não revisou a matéria.

Quando você tiver que se recordar da matéria para fazer a prova, toda a matéria é nova.

E então você não terá mais tempo para estudar.

E o pouco tempo disponível na véspera da prova será insuficiente para estudar toda a matéria.

O RESULTADO É DESPERDÍCIO.

Todo tempo que você estudou e não revisou foi desperdiçado, e agora novo desperdício porque você tem que gastar mais tempo para estudar tudo novamente. E o estudo de uma matéria que já não se lembra mais NÃO É REVISÃO, pois a revisão só tem valor quando é feita enquanto a matéria ainda está fresca na sua cabeça. Simplificando… a revisão da matéria deve ser feita enquanto você se lembra da matéria.

Se você não se lembra da matéria, então é como se ela fosse matéria nova e então não se deve falar de revisão propriamente dita.

 

O Horário do Alcides 

– Montei um horário radical, vou estudar todos os fins de semana. E mais duas ou três horas por dia.

– Calma vamos lá. Vamos ver este seu horário. Você colocou aqui uma hora de estudo antes de ir para o trabalho. É isto mesmo?

– É. Eu me levanto um pouquinho mais cedo, me arrumo, deixo tudo pronto para ir ao trabalho e depois estudo durante uma hora. O ônibus da empresa me pega na porta de casa.

– Você falou em acordar mais cedo. Se você ficar estudando com sono, não vai adiantar muito.

– Não vou ter problemas. Trata-se apenas de me arrumar um pouquinho mais rápido e enrolar menos para sair da cama.

– Ótimo. Já são cinco horas de estudo por semana. E depois?

– Depois que volto do trabalho, ainda tenho duas horas para ir à faculdade. Dá para eu usar pelo menos uma hora e meia deste tempo para estudar.

– Então já são 7h30 de estudo, mais aquelas 5 horas você já tem mais de 12 horas de estudos semanais. Você colocou mais uma hora durante à noite, antes de dormir. São mais cinco horas. Você já arranjou 17 horas durante à noite.

– O que o senhor está achando?

– Onde está seu horário de musculação e atividade física?

– Eu malho durante estas duas horas à tarde, antes da faculdade.

– Opa, então já diminuiremos um pouco seu tempo de estudo, pois você deve fazer a atividade física pelos menos três vezes por semana. Tudo bem?

– Ok. E o horário da noite?

– No horário da noite você só fará revisão da matéria estudada durante o dia, e nos dias anteriores. E quando acordar faça o seguinte… quando acordar tente se lembrar da matéria que estudou no dia anterior.

– E durante o fim de semana? Como faço?

– No fim de semana você pode estudar quanto?

– Eu posso estudar o dia inteiro.

– Então estude pela manhã, descanse à tarde, jogue bola, fique com a sua família, e se não tiver nenhum programa, no fim da tarde ou durante à noite faça a revisão da matéria que estudou de manhã. Com isto você consegue se organizar um pouco mais e começar a caminhar.

RECAPITULANDO

  1. Qual o tempo ideal de estudo?
  2. Quanto tempo eu preciso estudar?
  3. Tempo é prioridade.
  4. Tempo e Horário de Estudo
  5. Tempo e Revisão

 

 EXERCÍCIOS

  1. Faça o seu horário de estudo tal como foi indicado logo acima.
  2. Quanto tempo de estudo você tem disponivel?
  3. Você consegue cumprir seu horário de estudo?
  4. Você tem alguma dificuldade com seu horário?

 

Quer saber mais?

AULA ON LINE começando dentro de alguns minutos. Inscreva-se e Participe.

Dentro de alguns minutos vai começar uma aula on line. Inscreva-se e Assista. Você vai aprender tudo que é necessário para  começar a estudar corretamente. Clique aqui  http://bit.ly/AULA_ON_LINE_Agora_01 

Palestra do DIA DO ESTUDANTE começando dentro de 15 minutos. Inscreva-se e Participe.

Neste link você poderá assistir a uma aula exclusiva na qual eu vou ensinar 17 dicas poderosas para melhorar sua aprendizagem e antecipar sua aprovação – http://bit.ly/Palestra_do_Dia_do_Estudante

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta