Você é um candidato Planejador, Organizador ou Estudador?

Ao longo de todos os meus anos de pesquisa sobres metodologias de estudo eu fui fazendo várias descobertas sobre vários procedimentos que ajudavam os estudantes e candidatos a vestibulares ou concursos públicos a terem uma alta performance e ótimos resultados.

Aos poucos eu fui descobrindo que técnicas de estudo não eram suficientes. Eu percebi que dentro do termo TÉCNICAS de estudo havia coisas diferentes e aos poucos fui separando as TÉCNICAS, das TÁTICAS e das ESTRATÉGIAS.

Fui percebendo que a aprendizagem de alta performance é aquela que tem um resultado permanente e que ao mesmo tempo pode ocorrer num intervalo menor de estudos. Menos tempo de estudo com mais permanência do conhecimento na memória de longo prazo e facilidade de recuperação do conteúdo estudado. Quanto mais efetiva é a aprendizagem, mais fácil é a recuperação do conteúdo assimilado.

A partir destas descobertas eu criei o MÉTODO COMO ESTUDAR. Assim eu comecei

O Método COMO ESTUDAR articula e integra ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PERMANENTE E PROFUNDA com TÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE E OTIMIZAÇÃO ORGÂNICA, com TÉCNICAS DE LEITURA, ANOTAÇÃO, REVISÃO, FIXAÇÃO, MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO.

Em outras palavras é possível dizer que há 3 camadas da aprendizagem ótima: a camada mental (das estratégias), a camada ambiental (das táticas) e a camada individual (das técnicas).

As estratégias organizam a mente do estudante.

As táticas organizam o ambiente do estudante.

E as técnicas organizam o momento presente de estudo.

As

A primeira camada é a camada mental.

O aspecto mental da sua aprendizagem deve ser aperfeiçoado com estratégias de estudo. São as estratégias que vão transferir tudo que está na sua memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Esta camada diz respeito à sua capacidade de PLANEJAR SEUS ESTUDOS. Há estudantes que só tem estratégias. E o estudante que só planeja eu chamo de PLANEJADOR.

As estratégias respondem pelas suas metas de longo prazo.

A segunda camada é a ambiental.

O aspecto ambiental dos seus estudos e da sua aprendizagem deve ser aperfeiçoado com a adoção de táticas que vão organizar seu ambiente e vão melhorar sua disposição física, psíquica, orgânica para aprender com mais permanência e profundidade. Esta camada diz respeito à sua capacidade de ORGANIZAR SEUS ESTUDOS. Há estudantes que só tem táticas. E o estudante que só organiza eu chamo de ORGANIZADOR.

As táticas respondem pelas suas metas de médio prazo.

A terceira camada é a camada individual.

Aqui é o momento do uso das técnicas de estudo. Na hora do seu estudo individual você vai utilizar as técnicas de anotação e revisão que vão facilitar a memorização e a fixação do conteúdo aprendido. Esta camada diz respeito à sua capacidade de ESTUDAR de forma efetiva. Há estudantes que só tem técnicas. E o estudante que só planeja eu chamo de ESTUDADOR.

E as técnicas respondem pelas suas metas de curto prazo.

DAASHE – O Diagnóstico e Avaliação da Sua Aprendizagem e dos Seus Hábitos de Estudo

Ao longo de todo meu trabalho eu apliquei o DAASHE em mais de 6.000 estudantes e concurseiros.

E descobri que há estudantes que só desenvolvem ESTRATÉGIAS DE ESTUDO. Outros que só desenvolvem suas TÁTICAS. E outros que desenvolvem apenas suas TÉCNICAS de estudo.

Tal como eu disse logo acima, o estudante que só tem estratégias é o PLANEJADOR. O estudante que só tem TÁTICAS é o ORGANIZADOR. E o estudante que só tem TÉCNICAS é o ESTUDADOR.

O ideal é integrar estes 3 perfis.

Pois aquele que desenvolve as características de apenas um destes perfis terá poucas chances de aprovação.

O PLANEJADOR

O estudante ou candidato PLANEJADOR é aquele que tem estratégias excelentes. Suas metas estão muito claras na sua cabeça. Seu projeto de vida é lindo e maravilhoso, comovente. Mas ele nunca consegue arrumar seu quarto de estudos, e nunca começa a estudar para valer. Ele vive fazendo grandes planos, é um PLANEJADOR fantástico. Mas não sabe sentar, organizar sue local de estudo e preparar-se de verdade. Ele vive no mundo das ideias e dos planejamentos, sem nunca conseguir dar concretude e efetividade aos seus estudos. Esse cara não vai passar.

O ORGANIZADOR

O estudante ORGANIZADOR só tem táticas. Ele organizou seu ambiente de estudo maravilhosamente. Seu local de estudo dá inveja a qualquer um. Ele se inscreveu em vários cursos preparatórios. Ele se inscreveu em sites de preparação para concursos. Ele compra todos os livros do ano, nunca estuda com livros ultrapassados. Mas estudar mesmo, para valer ele nunca consegue, porque sempre algo que precisa ficar melhor organizado. E então ele nunca começa a estudar para valer.

O ESTUDADOR

O ESTUDADOR é aquele que rala de estudar. Fica de 8 a 12 horas diárias estudando, mas também tem poucas chances de passar porque ele não tem estratégias, não tem táticas ele se esforça muito e gasta muita energia estudando para para aprender muito pouco. Se ele otimizasse sua energia aperfeiçoando suas estratégias e suas táticas ele estudaria menos, faria menos esforço e aprenderia muito mais, por muito mais tempo.

O Planejador e o Organizador não são aprovados porque eles nunca estudam. Só ficam se planejando. Só ficam organizando o local de estudo, comprando materiais… mas estudar que é bom mesmo… nada.

E o Estudador é o que tem chances de passar. Mas ele precisa otimizar seu gasto energético com estratégias e táticas inteligentes de estudo.

O VENCEDOR

Finalmente você pode ser o VENCEDOR, ou como dizem na gíria, o LACRADOR. O VENCEDOR é aquele que conseguiu integrar o planejador, o organizador e o estudador.

Todos os três perfis – PLANEJADOR, ORGANIZADOR, ESTUDADOR – reúnem características excelentes que precisam ser articuladas entre si.

Se você fizer o MÉTODO COMO ESTUDAR você vai aprender as estratégias do PLANEJADOR, vai aplicar as TÁTICAS do ORGANIZADOR e vai usar as TÉCNICAS do ESTUDADOR. Integrando estes três perfis você será um VENCEDOR porque vai conseguir acelerar sua aprendizagem, tornando-a mais permanente, mais duradoura, mais percuciente e penetrante, mais perene.

Deixe seu comentário

comentários