Leitura Dinâmica é Bobagem || COMO ESTUDAR #054 de 365 – RUBENS SAMPAIO

Leitura Dinâmica não melhora sua compreensão.

Não melhora sua aprendizagem. Descubra por quê?

A leitura dinâmica, a leitura rápida só serve para leitura superficial, para leitura de jornais e revistas. Se o assunto é difícil o cérebro vai demorar para processar a informação. Se o assunto é desconhecido, se o assunto é uma novidade para o seu cérebro ler rápido, não adianta, não resolve. Grandes escritores e cientistas não recomendam técnicas de leitura dinâmica. Sabe por quê?

Porque as pessoas que sabem ler de verdade, os grandes leitores, pesquisadores e escritores, sabem que a velocidade da leitura precisa variar conforme a dificuldade do texto. Aliás esses grandes leitores não estão preocupados com a velocidade da leitura. Eles gastam o tempo que for necessário para aprender bem aprendido.

O que importa é velocidade de compreensão e não velocidade de leitura. E a compreensão depende de quanto você já sabe sobre o assunto. Depende da familiaridade que você tem com o assunto. Depende da dificuldade do texto.

Deixa eu fazer uma comparação “digestiva”… O que é mais fácil e rápido para se digerir um suco de frutas ou uma feijoada cheia de pedaços grandes de bacon e carne? É claro que o suco de fruta é digerido mais rapidamente que a feijoada. Da mesma forma que há comidas fáceis de serem digeridas e comidas mais difíceis de serem digeridas, também há leituras mais fáceis de serem compreendidas e leituras mais difíceis.

As leituras mais fáceis são lidas e compreendidas mais rapidamente.

As leituras mais difíceis são lidas e compreendidas mais demoradamente.

E não adianta você comer a feijoada rapidinho.

Comer rápido não acelera o processo de digestão. Ler rápido não acelera a compreensão.

Aliás se você comer rápido demais, sem mastigar a carne e o feijão, o processo de digestão vai ser mais demorado ainda.

A leitura pode até ser mais rápida como se ensina nesses cursos de leitura dinâmica. Mas a assimilação do cérebro, a compreensão do assunto não depende da velocidade de leitura.

COMER RÁPIDO NÃO ACELERA A DIGESTÃO DO MESMO JEITO QUE LER RÁPIDO NÃO ACELERA A COMPREENSÃO.

A BOCA ESTÁ PARA OS OLHOS ASSIM como O ESTÔMAGO ESTÁ PARA O CÉREBRO.

O QUE MANDA NÃO É VELOCIDADE DE LEITURA, O QUE MANDA É VELOCIDADE DE COMPREENSÃO.

A velocidade da compreensão depende de quanto você já sabe sobre aquele assunto e de quão difícil é aquele assunto.

A compreensão não depende dos seus olhos treinados para ler rápido.

A compreensão depende de um cérebro treinado para se compreender mais rápido. Eu não conheço ninguém que tenha me dito: “esse curso de leitura dinâmica mudou a minha vida” ou “Eu sou o profissional que eu sou justamente por causa da leitura dinâmica”.

Eu nunca ouvi alguém falando algo parecido. Enfim, Ler sem compreender é pura perda de tempo. AGORA você precisa saber que é sim possível AUMENTAR A VELOCIDADE DE COMPREENSÃO.

E eu vou te ensinar a fazer isso. Você já pensou que para compreender mais rápido, talvez você tenha que que ler mais devagar? Existe algum médico que já te disse para comer mais rápido? Claro que não.

Você já ouviu algum nutricionista recomendando para você comer mais rápido e engolir sem mastigar? Claro que não.

Todas as orientações nesse sentido são: coma mais devagar, sem pressa, mastigue bem. Tudo isso serve para a leitura, para o aprendizado e para o seu cérebro. Nós somos o nosso corpo e certas orientações de alguma forma podem ser parecidas. Leia devagar, saboreie a leitura, faça anotações. E esqueça essa baboseira de leitura dinâmica, com leitura de livros de ponta cabeça, contagem de palavras por minuto. Isso NÃO FUNCIONA PARA 99% DAS PESSOAS!

Então porque tanta gente quer ler mais rápido?

Ler mais rápido é coisa de quem não sabe ler direito e quer ensinar outras pessoas que também não sabem ler direito e não gostam de ler.

Cegos guiando cegos a ler mais rápido. Não faz o menor sentido!

Com você já aconteceu isso de você ler e depois você falar assim: “Eu acabei de ler e não me lembro de nada”. Você não se lembra de nada, porque seu cérebro não assimilou o que você leu. Ou porque o conteúdo era difícil mesmo, ou porque você leu pensando em outra coisa. Ler é uma coisa e compreender é outra coisa. A compreensão da leitura depende em primeiro lugar de quanto você já sabe ou entende sobre aquele assunto. E em segundo lugar a compreensão depende da dificuldade do texto.

Portanto … você não melhora sua aprendizagem com cursos de memorização, de leitura dinâmica.

 

Quer saber mais?

Neste link você terá 17 dicas poderosas para melhorar seus estudos
COMO ESTUDAR - RUBENS GODOY SAMPAIO - AULA ON LINE

 

Neste link você vai conhecer o MÉTODO COMO ESTUDAR. Vai começar uma transmissão daqui a pouco. Não perca.

como estudar rubens godoy sampaio - aula online -
como estudar - rubens godoy sampaio

 

Deixe seu comentário

comentários