JORNADA HEROICA DO

CONCURSEIRO

4ª  e 5ª e 6ª Etapas:
Você Precisa de Ajuda !

FacebookTwitterGoogle PlusEmail

Daqui a pouco você  vai descobrir o que a sua aprovação ou sua reprovação em qualquer concurso tem a ver com esse telescópio.

Hoje você vai aprender quais são as  etapas  4, 5 e 6 da Jornada HEROICA  do CONCURSEIRO.

E agora vou  sintetizar tudo que vai ser dito nesse vídeo  numa única frase curta e clara.

 

Fala Super Concurseiro,  aqui é o Prof. Rubens Sampaio do Curso comoestudar.com.br.

Preste atenção na frase que sintetiza as 3 etapas que eu vou te apresentar agora:

 

VOCÊ  PRECISA DE AJUDA E EU ESTOU AQUI PARA TE AJUDAR.

Nós ESTAMOS DO MESMO LADO DA MESA. Agora nós somos uma equipe. Somos um time. E eu vou te ajudar até o meu limite. Porque o seu resultado é o meu resultado. o seu sucesso é o meu sucesso.

Então é isso, a frase é essa…

VOCÊ  PRECISA DE AJUDA E EU ESTOU AQUI PARA TE AJUDAR.

 

Você  precisa da ajuda de um mentor.  Isso você vai entender nesta  4ª etapa.

Você  precisa de ajuda para decidir e começar a estudar do jeito certo . Isso está explicado na  5ª etapa

Você  precisa de ajuda para caminhar. Isso está na  6ª etapa.

Você  e todo o resto dos concurseiros e todos os heróis do universo… e da liga da justiça sempre precisam de ajuda. Só que nem todos procuram ajuda e quase todos começam a trilhar essa jornada da aprovação meio que às cegas, tateando, às apalpadelas, meio que na base da tentativa e do erro. E vão pedir ajuda para os cursinhos, que são aqueles que vivem exatamente da reprovação dos alunos.

E eu tenho que te falar isso,  em primeiro lugar,... porque é necessário.

E em segundo lugar,  porque não há vergonha nenhuma em precisar de ajuda.

E em terceiro lugar,  porque atrás das grandes histórias de sucesso sempre tem uma parceria. sempre tem uma mentoria.

Essas três próximas etapas elas não precisam ser vividas uma depois da outra.

E às vezes pode ser que elas aconteçam simultaneamente.

E pode ser também que aconteçam numa ordem diferente. Pode ser até que o mentor da 4ª etapa tenha sido a pessoa que tirou você do MUNDO COMUM lá da primeira etapa, ou que te inspirou a pensar em CONCURSOS PÚBLICOS.

Vamos lá ...

A 4ª etapa é aquela em que você  encontra ou escolhe um MENTOR, um GUIA, um orientador, um Mestre, um GURU.

Pode ser até que você  tenha sido ESCOLHIDO pelo seu mentor.

Essa é  a ajuda Superior que eu falei no início. A primeira tarefa do MENTOR é ajudá-lo a sair da etapa anterior, aquela etapa da RELUTÂNCIA DA RECUSA, DO medinho, do mimimi.

A primeira tarefa do mentor é fazer você acreditar que você é capaz.

Eu sempre  insisto que dentro de você tem um gênio adormecido.

E ele está tão adormecido que ele nem sabe que existe. Eu já te falei que o gênio que habita dentro de você é o melhor de  você mesmo, é o SUPER VOCÊ.

E este Super Você  pode realizar quantos desejos você quiser. É o super Rubens, a super Andrea, o Super Kelvin, a Super Daniela, o Super Lucas, a Super Sophia.  O gênio adormecido dentro de você mesmo é de carne e osso e consegue transformar qualquer desejo em realidade. É com esse gênio que eu estou conversando agora.

 

Você  vai precisar da ajuda de alguém que tenha mais experiência e que possa te orientar, te mostrar um caminho, um método.

Lembra que eu te falei que método em grego, significa caminho?

E se você  quer passar em um ano, aí sim, essa ajuda será absolutamente necessária, obrigatória, crucial. MANDATÓRIA. IMPRESCINDÍVEL.

Veja a vida dos super heróis. A grande maioria dos super heróis tem um mentor.

O super homem tem o próprio pai JOR EL como mentor.

O Batman teve o Ra’as Al Guh e tem o Alfred seu mordomo. E também tem o Lucius Fox que o ajuda na construção dos seus equipamentos.

O Pinochio que era aquele garotinho que não gostava de estudar tinha a fada azul e o grilo falante.

Mas vamos para a vida real: os grandes atletas de altíssima performance, todos eles tem treinadores, orientadores, mentores.

Eu mesmo tive vários mentores ao longo da minha vida. E ISSO ME AJUDOU MUITO A TER UM ALTO RENDIMENTO nos estudos.

Meu pai foi meu mentor ao longo de toda minha vida e enquanto ele esteve vivo.

No Ensino Médio tive um  grande professor e amigo que me ajudou a tomar grandes decisões naquela época.

Ao longo da minha faculdade tive meus orientadores de mestrado e  doutorado como meus mentores.  E ainda hoje eu tenho pessoas que são meus professores on line que sigo nas redes sociais, e que me ajudam a fazer isso que estou fazendo com vocês. Eu sempre estou aprendendo com alguém que sabe mais do que eu .

Uma das funções mais importantes do MENTOR é te ajudar a superar a fase da relutância, a fase da recusa - a 3a etapa da Jornada Heroica  do Concurseiro.

E hoje eu sou  Mentor e Guia de milhares de  pessoas.

No Facebook, tenho 16.000 pessoas me seguindo, minha lista de e-mails está hoje com cerca de 15.000 inscritos recebendo meus materiais semanalmente. No youtube um pouco mais de 1000 pessoas, no whatsapp também tenho um pouco mais de 1000  pessoas. Meu ebook como estudar eu já distribuí para mais de 70.000. O Dashe já foi feito por 5800 pessoas. Pelo site comoestudar.com.br, já passaram mais de 35.000 pessoas. Além disso tudo, para aqueles que precisam de uma ajuda mais consistente, mais metódica e mais próxima, tenho os alunos do MÉTODO COMO ESTUDAR que se inscreveram no curso e que eu acompanho mais de perto. E além dos meus mentorandos, eu tenho, é claro os meus 2 filhos que são meus alunos superespeciais. E de coração, o que eu quero para eles, para os meus filhos, eu também quero para você. Eu estimo que meu trabalho já tenha alcançado pelo menos 150.000 estudantes e concurseiros.

Todos esses concurseiros e estudantes recebem suporte, orientação, inspiração e coragem para seguir em direção ao seu objetivo escolar, acadêmico e profissional.

Seu Mentor tem que ser capaz de te dar  instrução e encorajamento para que você alcance seus sonhos. Deve também ser capaz de corrigi-lo e fazer enxergar suas dificuldades e erros.  Os jovens  e adultos com mais sucesso e êxito profissional sempre tiveram alguém mais velho que os apoiasse. Esse suporte ajuda muita sua aprendizagem porque te dá mais auto-confiança e mais equilíbrio emocional

É óbvio que Muitas das pessoas que seguem minhas orientações eu nem conheço pessoalmente pois elas me acompanham nas redes sociais e se orientam pelo que eu ensino no meu site,  no YouTube, no Facebook, pelos e-mails.

Outras eu já conheço mais de perto porque são meus alunos e sempre que precisam eles entram em contato direto comigo pelas redes ou pelo WhatsApp.

Muitos alunos meus descobriram como receber bolsas de iniciação científica nas minhas aulas presenciais.  Outros descobriram o caminho da pesquisa, do mestrado e doutorado comigo.

Como eu já disse, hoje meus mentorandos mais próximos são meus filhos.

Meu filho, conseguiu passar na UNICAMP, em ENGENHARIA como treinero, sem ter terminado o Ensino Médio e sem ter gastado  1 centavo com cursinho preparatorio.

E a menina está começando o  Ensino Médio e que quer ser diplomata. E já estamos trabalhando na organização dos seus estudos para que ela consiga ser aprovada num concurso que ela fará daqui uns 8 anos aproximadamente. Sem muito sacrifício, organizando seu estudo, estudando  um pouquinho a mais todo dia… lá na frente ela não vai ficar agarrada nos cursinhos preparatórios, vai economizar dinheiro e muito tempo.

Enfim é normal e necessário  que você   tenha alguém próximo para te ajudar. Seu mentor vai te dar orientações sobre que caminho seguir e como encarar a aventura. O mentor é alguém que vai te dar instruções, que vai te dar um mapa. Que vai te dar coragem. Que vai te ajudar a se motivar. Ele pode ser seu Pai, sua mãe, um professor… um amigo, um filho. Um professor on line,  um colega de trabalho, seu chefe.

As principais características de um mentor são essas.

  1. Ele sabe mais do que você .
  2. e Ele tem conhecimento sobre como você  deve se preparar para o seu objetivo.

 

Se você quer ser jogador de futebol, um técnico de natação pode te ajudar pouco. Ele poderá te motivar. Mas tecnicamente ele não vai conseguir te preparar e te treinar para o que você quer conquistar. Então você precisa de alguém que conheça os passos que você quer trilhar.

 

Então o mais importante que eu tenho para te falar é o seguinte.

Não tenha vergonha de ter um mentor.

Procure alguém para ser seu guia, seu orientador.

Não tenha vergonha de ser ajudado.

Uma pequena ajuda pode fazer uma grande diferença. Pequenos ajustes, produzem grandes resultados.

E assim concluímos a 4ª etapa da JHC: Procure um mentor para te ajudar nos seus estudos.

 

**************************************************

Agora vamos para a quinta etapa da JHC

Esta etapa chama-se TRAVESSIA DO LIMIAR -  COMPROMISSO COM A MUDANÇA

Aqui COMEÇA A AVENTURA. Aqui começa o estudo.

Aqui Começa a caminhada.

Esta 5ª fase é o momento em que você  entra em campo.

É a hora que você  vai pra cima com sangue nos olhos, faca nos dentes e cheirando pólvora.

É aqui que acontece uma Mudança interna que geralmente tem uma consequência externa e extrema.

Há uma decisão sua de sair em direção a um objetivo - em direção do SEU PROJETO DE VIDA, em direção da SUA REALIZAÇÃO. Em direção ao seu contra-cheque de servidor público concursado, nomeado, empossado e em exercício

Aqui você  Começa a preparar sua viagem. Começa a recolher seu material de estudos. Pesquisar formas de alcançar sua aprovação. É aqui que você  dá o seu salto mortal. Às vezes é o mentor que te empurra ou que dá o salto junto com você.  É aqui que você  decide o que fazer e começa a andar. Pode ser que o seu primeiro passo seja justamente desenhar o seu projeto de vida. Ou ainda escolher a carreira e debulhar o edital da última prova.

Se você   estava cheio de teia de aranha e deitado no sofá vai precisar  de um projeto de vida. Com esse projeto de vida você  conseguirá desenhar a arquitetura associativa da sua aprendizagem, conseguirá estabelecer metas, dará início à construção do seu domínio básico, descobrirá o seu perfil de estudante, vai  instalar o seu viés de confirmação e finalmente irá começar a estudar com técnicas robustas de aprendizagem. E se você  não sabe do que estou falando veja os vídeos 10,11,12,13, vídeo 41 e o vídeo 52 da minha playlist "COMO ESTUDAR - VÍDEOS DIÁRIOS" no Youtube. É o início da caminhada.

A 5ª etapa da JHC é efetivamente quando você  sai da inércia e começa a se movimentar, por isso que essa etapa chama-se TRAVESSIA DO LIMIAR OU MOMENTO DO COMPROMISSO COM A MUDANÇA.

Um dia antes do meu aniversário em 2016, eu decidi que ia pular de paraglider. Eu até gravei um vídeo sobre isso. Naquele dia eu fiquei até com dor de cabeça de tanto medo. Isso exigiu coragem e uma mudança interna dentro de mim. Mas eu precisei de ajuda. Eu iria pular com alguém. Eu não podia fazer aquilo sozinho. Eu precisava de alguém para me motivar e me encorajar. Eu precisava de alguém que soubesse usar o equipamento. Alguém que entendesse dos ventos. Alguém que soubesse me dizer o que fazer.  E sobretudo  de alguém que pulasse comigo. Acabou que os ventos estavam muito fortes e o meu mentor naquele dia falou NÃO VAI DAR. Vai ficar para a próxima.

E  aqui é a mesma coisa.

Você  precisa de alguém que esteja do seu lado na hora do salto ou que salte com você. Todo grande projeto é sempre realizado com a ajuda de alguém. É muito difícil fazer qualquer coisa sozinho.

É aqui que eu aproveito a oportunidade para te dizer novamente que eu posso te ajudar de várias maneiras.

Você  pode me seguir nas redes sociais. E no meu site você  tem acesso a muito material gratuito além dos cursos fechados.

Para você que é um concurseiro que decididamente resolveu ser aprovado, é nessa etapa que você  precisa encarar o EDITAL.

Eu já vi milhares de concurseiros que nunca olharam para o edital.

Você já fez isso de ir para um concurso sem nunca ter olhado para o edital?  Muitos fazem isso porque tem medo do edital, tem medo de se confrontar com tudo aquilo que precisa estudar. Então finge ignorar o edital e acredita que não precisa ler o edital.

Mas também tem gente que fica hipnotizada pelo edital, paralisada e não consegue INICIAR OS estudos  porque não sabe nem por onde começar.

Portanto, é nesta 5ª etapa que após ler o edital e analisá-lo cuidadosamente, você  vai organizar todos os aspectos da sua jornada, fazer o seu planejamento, organizar a sua mente com estrategias de estudo , organizar o seu ambiente com táticas de estudo, começar a estudar para valer com técnicas de estudo, de forma metódica, regular e organizada.

Eu já disse, Caminho em grego significa MÉTODO.

E é isso que você  precisa.

Você  precisa de um método de um caminho correto.

Se você  estuda de forma desorganizada, de forma caótica você  está estudando com o freio de mão puxado.

Sua aprendizagem vai ter muito atrito e um rendimento de aproximadamente 20%. É por isso que eu falo que você  pode quintuplicar seu rendimento. Estudando certo, você  estuda três vezes menos e aprende 5x mais. Portanto você  NÃO vai aprender só 20%, agora você vai aprender 100% do conteúdo em um tempo 3x menor. Não tem mágica. Sabendo como estudar você  vai gastar 3x menos tempo para aprender 100% do conteúdo.

Aqui encerramos a 5ª etapa.

E vamos agora para a 6ª etapa

 

********************** ******************

Em seguida, vem a sexta etapa.

 

A 6ª etapa é a  fase da Identificação dos  ALIADOS, dos seus INIMIGOS E das PROVAS.

É aqui que você  VIVENCIA uma GRANDE MUDANÇA.

Quando você  estiver nessa etapa VOCÊ  já está em campo. E Começa a comunicar sua mudança interior, sua decisão interior de fazer um concurso público  e a compartilhar sua decisão com os amigos. Você vai testar essa decisão. Comparar sua decisão com a decisão parecida que outras pessoas também tomaram. Muitos vão gostar e vão te estimular. Outras vão achar ridícula e vão te deixar para baixo . E você  precisará confiar na sua decisão. Seu círculo de amigos com interesses semelhantes se amplia.

Você  já começou a compartilhar o seu projeto de vida e agora além do seu mentor você precisa de aliados. Seus colegas de estudo, alguns professores seus parentes. Talvez você precise de alguém que te ajude a financiar seu projeto de estudos. Por isso é que você precisa ser certeiro, ser assertivo e não desperdiçar seu tempo.

Na hora do estudo, você  vai estudar sozinho.

Mas também vai poder estudar em grupo. Você  poderá explicar sua matéria para o Seu cachorro.  Você  vai explicar a matéria para o seu bebê. Você  vai revisar a matéria junto com seu  seu gato. Explique para eles ou para você mesmo na frente do espelho. Ou vá caminhar e fique se imaginando explicando e ensinando tudo que você estudou para uma sala de aula. Ou então forme algum grupo de estudo de verdade. Você  deve reunir todas as forças que podem te ajudar e ao mesmo tempo eliminar todas as forças que podem te prejudicar.

Seus aliados podem ser seus equipamentos eletrônicos, as redes sociais ou pessoas.

Mas também é importante Identificar seus inimigos. Inimigos podem ser seus vícios de estudo, seus equipamentos eletrônicos, as redes sociais ou pessoas.

Aquele cara tóxico que te fala que você  não vai conseguir deve ficar distante de você  durante todo o tempo de sua jornada. Aquele sujeito que fala pra você  desistir... Esse deve ser defenestrado, você  sabe o que é defenestrado? é aquele que é jogado pela janela, rsrs, expurgado colocado em quarentena em isolamento. Se esse seu amigo ou parente não te ajuda e além disso atrapalha AFASTE-SE DELE. Agora você precisa de energia boa.

Depois que começar a caminhar você  terá provas para fazer. Faca muitos exercícios. Faça muitas provas e simulados para perder o medo e se aperfeiçoar. Resolva muitas questões de provas anteriores. Junte material de qualidade.  Se for o caso, já comece a fazer provas de verdade, mesmo que você não esteja preparado, para sentir como é ao vivo e acores todo o clima e o procedimento da prova. Assim você já pode testar o estilo de prova da banca, seu comportamento durante o tempo de prova. Sua fome, sua sede, seu cansaço, seu sono. Fazer um simulado em casa é diferente de fazer uma prova prá valer.

Aqui é a fase de maior aprendizagem.

Aqui você  também vai experimentar algo novo. Você  vai ter que lidar com a famosa curva do JOTA.

Em algum momento você  vai começar a fazer provas e exercícios e você  vai perceber uma queda nos resultados.

É normal. É a descida do JOTA. Depois você  vai subir ao infinito e além e caminhar em direção da sua aprovação. O que você não pode fazer é desistir quando você estiver na parte mais baixa da curva do jota.

Então é isso. Identifique seus aliados e tenha essas pessoas perto de você. Identifique as pessoas que te atrapalham e tente evitá-las, se for possível. Faça provas em casa e provas de verdade, até passar. Após fazer alguns simulados anote suas sensações, suas dificuldades, para que na prova definitiva você já vá 100% preparado.

Bem, aqui encerramos a 6ª etapa.

Muito obrigado pela atenção!

Mas E o telescópio, lembra-se do telescópio?

Para enxergar mais longe você  precisa de ajuda. Pode ser um telescópio, podem ser os ombros de alguém.

Um pequeno ajuste faz uma grande diferença. Uma pequena ajuda, um pequeno conselho pode fazer toda a diferença na sua aprovação ou na sua reprovação. Se você  virar o telescópio um pouquinho para cá, um grau que seja você  pode deixar de ver a lua toda. Se você  fizer um ajuste de apenas um grau para lá ou para cá isso pode ser decisivo para você  enxergar as coisas mais lindas que podem ser vistas no céu. Então é isso.

 

  • NO MÉDIO E NO LONGO PRAZO, PEQUENOS AJUSTES PROVOCAM GRANDES MUDANÇAS  E GRANDES RESULTADOS;

Se você  vai entrar em campo eu já vou te aparelhar. Já vou te dar ferramentas poderosas para você  ficar afiado nos seus estudos.

Aqui embaixo você  tem o link para uma das minhas melhores aulas. É a terceira aula da semana do foco e concentração nos estudos.

Hoje são duas tarefas

  1. assistir a essa aula. Aqui está o link.
  2.  colocar um comentário dizendo o que mais te ajudou dessa aula lá embaixo no espaço dos comentários

No próximo vídeo vou tratar das etapas 7, 8 e 9 da Jornada do CONCURSEIRO

Até lá

 

Gostou? Comenta aqui embaixo: