JORNADA HEROICA DO

CONCURSEIRO

2ª  e 3ªEtapas:
O Chamado à Aventura e a
Recusa ao Chamado

FacebookTwitterGoogle PlusEmail

E essa montanha? O que é que ela tem a ver com a sua aprendizagem? E COM A 2ª ETAPA DESSA JORNADA HEROICA DO CONCURSEIRO?

Daqui a pouco você  você saberá o que essa montanha nos alerta sobre três situações diferentes e que tem a ver com a sua aprendizagem e com a sua aprovação.

Mas para você entender isso eu preciso te explicar as características dessa segunda etapa para que você possa entender a relação dessa montanha com você.

Fala Super CONCURSEIRO ,

Prof. Rubens Sampaio do curso comoestudar.com.br

 

Vamos lá.

A etapa anterior do MUNDO COMUM  já foi explicada. Será que você estava naquela etapa? Se você estava lá, agora nesse exato momento sou eu que estou te chamando para a sua aventura, sou eu que estou te atraindo para a aventura.

CHAMADO A AVENTURA é o nome da segunda etapa.

Esse chamado nasce de um exercício de imaginação. Surge de uma inspiração ou de um sonho por algo melhor para você e para a sua família. Você começa a se imaginar numa situação melhor do que esta em que você se encontra agora.

Imagine que você  tenha se preparado corretamente. Você  estudou do jeito certo. Imagine você   aprovado no concurso dos seus sonhos. Que sossego, que alívio, que tranquilidade. Imagine-se comemorando sua aprovação. Imagine você no dia da sua posse. Imagine seus familiares presentes na cerimônia de posse. Após o início do seu novo trabalho você  poderá se dedicar a qualquer hobby ou qualquer outra coisa que você  também goste de fazer, com a tranquilidade de uma pessoa privilegiada que conseguiu resolver o maior dos problemas de todos os seres humanos: o problema da subsistência, de  ganhar o pão de cada dia, sem o temor de ser mandado embora do emprego sem justa causa ou por qualquer motivo aleatório ou injusto. Agora, você tem estabilidade no emprego, tranquilidade financeira, não poderá ser mandado embora, terá férias todos os anos, terá seu 13º garantido. Você já pode até sentir o calor do seu contracheque na sua mão. Imagine-se você saindo do aluguel e comprando sua casa própria. Isso mesmo… a primeira coisa que um novo servidor público faz é financiar sua casa própria, pois os juros cobrados dos servidores são irrisórios. Talvez consiga até fazer viagens internacionais todo ano.  Poderá ter direito ao recesso de fim de ano. Conseguirá economizar dinheiro e colocá-lo na poupança ou em algum investimento.

Você poderá ter uma aposentadoria diferenciada. Trocar de carro com mais frequência. Seus filhos poderão estudar numa escola particular, poderão fazer faculdade...Isto é a realização de um sonho. Você fará parte daquele 1% da população que tem tudo que é necessário para viver e mais um pouco. Você pode conseguir tudo isso, simplesmente por ter sido aprovado num concurso.

Basta se preparar adequadamente, do jeito certo. Isso tudo está na sua mão. E você merece tudo isso. Agarre essa oportunidade agora, para não sentir culpa depois.

Basta você  se decidir por ter isso, que você  verá que não há mágicas. Você será admirado, e considerado por ter conseguido conquistar essa aprovação. É só decidir e fazer a coisa do jeito certo.

Se você  sonha em nunca mais preocupar-se com dinheiro no fim do mês para pagar suas contas, se você  não quer nunca mais entrar no cheque especial, se você  quer ser mais respeitado, quer ser uma autoridade pública, você  precisa ser APROVADO O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL, você  precisa ter resultados mais rápidos com o seu estudo.  Porque tem muita gente querendo a mesma coisa que você .

E você  mais do que ninguém merece ser aprovado logo. Muitos servidores públicos  não precisam cumprir 44h semanais de jornada de trabalho.  Muitos cargos tem apenas 40 h semanais, outros 35h e alguns até mesmo só 30h sem prejuízo do salário.

Por causa disso, depois de aprovado, você terá muito mais tempo com a sua família. IMAGINE você podendo tirar férias todos os anos, e emendar suas férias com o recesso de fim de ano,... o que pode dar pra você pelo menos 50 dias de férias, todos os anos pro resto da sua vida. Agora imagine só se você for aprovado para um concurso da Magistratura ou do Ministério Público que terá 60 dias de férias por ano e mais o recesso, sem contar os feriados. Você fará o seu horário de trabalho. Terá ajuda para pagar seus estudos de mestrado e doutorado, para comprar livros, e outras coisas mais.

 

Tudo isso é muito bom não é mesmo?

 

Muito bem … a sua aventura é alcançar tudo isso.

E alcançar tudo isso está ao alcance da sua mão.

E agora eu vou te contar algo importante, que pouquíssimas pessoas sabem… todo mundo que sonha com a mesma coisa, vai atrás disso tudo pelo caminho errado. Estudando e se preparando do jeito errado. Isso torna  a realização desse sonho, MUITO MAIS FÁCIL PARA VOCÊ.,

 

E se agora, você  pudesse adivinhar o futuro, a primeira pergunta que você  gostaria de ter respondida é essa:

EM QUANTO TEMPO  EU CONSIGO SER APROVADO e CONQUISTAR TUDO ISSO PARA MIM?

Eu não sou nenhum adivinho, mas a resposta para essa pergunta eu já te dei. você  pode estar aprovado dentro de um ano se você  tiver um método que te ajude a organizar e otimizar seus estudos. E você   pode aprender esse método em mais ou menos 20 dias.

Depois de Organizado e aparelhado…  e estudando do jeito certo… em um ano você consegue ser aprovado. Com ou sem cursinhos preparatórios. Isso só vai depender de você. E sua vida será muitas vezes melhor do que é agora!

Você não vai precisar inventar a roda.

Aceitando o chamado a aventura, você só precisará ter em suas mãos um caminho seguro, um método seguro para chegar onde você quer chegar.

Mas sobre este método eu vou te falar de forma mais completa e detalhada mais lá para o fim da JORNADA.

Agora nós só temos que passar pelas fases, pelas etapas.

 

Se você FOR APROVADO NUM CONCURSO PÚBLICO você vai melhorar de vida. Sua vida será transformada para melhor. Se você encarar essa aventura você terá uma história fantástica para contar.

Na etapa do CHAMADO PARA A AVENTURA, você fica sonhando com o seu futuro, com a realização dos seus sonhos.

E isso é muito bom.

Porque antes de planejar uma aventura qualquer é bom sonhar com ela. Para viajar você tem que sonhar com a viagem. Antes de entrar num curso ou começar a preparação para um concurso você tem que sonhar trabalhando no cargo dos seus sonhos, exercendo sua profissão, e se imaginar feliz fazendo isso.

E o você  está sonhando para começar a dar seus primeiros passos em direção à realização do seu sonho que passa pela sua APROVAÇÃO  NUM CONCURSO PÚBLICO...

Muitas vezes você pensa assim com os seus botões… “Se fulano chegou até aqui, eu também consigo. Se eu for aprovado eu vou ter a profissão dos meus sonhos. Vou poder viajar pelo mundo. Vou encontrar a namorada dos meus sonhos. Exercendo essa profissão terei todo o dinheiro de que preciso para fazer o que eu quiser e não passar mais por dificuldades financeiras. Carro Novo todo ano, Casa própria, as Faculdades dos meus filhos garantidas. Plano de SAúde para o resto da vida. Estabilidade financeira. Não serei mais demitido com facilidade. SEgurança e tranquilidade”

E muita gente chega aqui. Mas chega aqui e fica sonhando, sonhando e não dá o primeiro passo para tornar o seu sonho realidade, e o tempo vai passando.

E é aqui que a gente volta para a Montanha… lembra dela?

Há um provérbio chinês que diz algo muito simples.

Traga um punhado de terra todo dia e você fará uma montanha.

Em breve você terá comido o elefante e feito uma montanha de sabedoria.

Mas essa montanha também tem mais dois  significados. Subir uma montanha sempre é uma aventura. E quando olhamos para cima a gente se sente chamado a essa aventura de escalar e de chegar até lá no alto. E quando chegamos lá no alto, a visão de  cima sempre é maravilhosa.

Enfim a MONTANHA NOS DIZ: SUA AVENTURA VALE A PENA.  O seu sonho vale a pena. A Montanha nos seduz para que a escalemos. E depois a montanha nos presenteia com a visão magnífica que podemos ter lá do alto. VIU COMO VALEU A PENA

Por isso que é importante que você comece a sonhar com o seu projeto de vida e com tudo que ele pode dar para você.

Muita gente consegue chegar aqui também - Afinal sonhar é fácil

Então se você está apenas cogitando em ser aprovado num concurso público, você está exatamente nessa 2ªetapa . Você está ouvindo na sua mente esse CHAMADO PARA A AVENTURA DE MUDAR A SUA VIDA DE TRANSFORMAR A SUA VIDA.

Essa ideia de se preparar para um concurso público passa pela cabeça de muitas pessoas. Alguns ouvem o chamado e vão atrás...E MUITAS PESSOAS DESISTEM DEPOIS DE UM ANO. POR ISSO QUE EU QUERO QUE VOCÊ SEJA APROVADO EM UM ANO.

Outros ouvem o chamado e falam assim ... Ah.. eu já pensei nisso..mas faz muito tempo que eu parei de estudar, eu nunca fui um bom aluno, já estou muito velho, mas não tive coragem de parar para estudar, eu não tinha tempo para estudar... eu não tinha condições de me preparar...tem muita concorrência.

Tudo bem que você pense assim.

Diante do desafio é normal as pessoas insistirem em ficar na sua zona de conforto. Em Todas as grandes histórias de heróismo o grande herói reluta em começar. Só de pensar em estudar me dá uma canseira.

Só que todas essas desculpas indicam que você talvez já esteja vivendo a terceira etapa da Jornada Heroica do Concurseiro.

Vamos para a terceira etapa?

**********************************************************

Essa terceira etapa da JHC é a fase da RECUSA AO CHAMADO.

Isso não vai dar certo!

Eu sou muito burro.

Isso não é para mim.

Tem muita gente melhor que eu !

Eu estudo, estudo e depois não me lembro de nada.

Se qualquer uma dessas lamentações derrotistas já passou pela sua cabeça… TUDO BEM. Todo mundo passa por isso. Até mesmo os grandes heróis. Vou te ensinar a superar esta autocrítica derrotista.

 

Fala Super Estudante, Fala Super Concurseiro

Esta terceira fase da Jornada Heroica do Concurseiro É a etapa da Recusa e da relutância para mudar. Na fase anterior você estava com a cabeça nas nuvens. SOnhando e cinco minutos depois você já acha que nada daquilo era para você.

VOCÊ sonhou, sonhou e de repente  se pega pensando assim  … Ah… esse sonho é até  muito legal,  mas isso vai exigir muito de mim. Não tô a fim.  Faz muito tempo que eu parei de estudar, eu nunca fui um bom aluno, já estou muito velho, mas não tive coragem de parar para estudar, eu não tinha tempo para estudar... eu não tinha condições de me preparar...tem muita concorrência.  É a fase do POR ENQUANTO

Por enquanto eu Vou ficar aqui mesmo que tá tudo muito mais ou menos.

Por enquanto… eu vou continuar estudando do mesmo jeito,

por enquanto eu não vou me esforçar muito,

por enquanto  eu vou deixar a coisa do jeito que está para ver como é que fica.

Só de olhar para o Edital do concurso me dá tontura com a quantidade de matéria. E se eu subir em cima da pilha de livros que eu preciso ler eu vou precisar de um elevador e vai me dar vertigem.

Por enquanto, Vamos ver se eu dou a sorte de passar sem estudar muito.

Ouça o que eu vou dizer:

Tudo bem que você pense assim.

Diante do desafio é normal as pessoas insistirem em ficar na sua zona de conforto.

Em Todas as grandes histórias de heróismo o grande herói reluta em começar. Só de pensar em estudar me dá uma canseira, só de pensar em subir aquela montanha me dá uma canseira maior ainda. É normal sentir essa preguiça antecipada . O que você não pode é deixar ela te jogar de novo no sofá.

 Nessas três primeiras fases estão quase todos os CONCURSEIROS.

Estudando errado (mundo comum), sonhando com a mudança (chamado à aventura) e com preguiça de mudar (recusa da mudança). O SOnho brigando com a preguiça (ou com a procrastinação) e o estudo completamente errado, tornando tudo mais difícil ainda.

Para você entender melhor um pouco dessa fase eu vou te falar brevemente sobre o PROCRASTINADOR…  

Há dois tipos de procrastinadores.

  1. Há aqueles que evitam começar alguma COISA, mas  QUE no fim das contas sempre começam. Mas sempre começam no limite do seu prazo.
  2. E há o procrastinador que NUNCA COMEÇA. Evita começar. Seja um seja outro, às vezes eu imagino esse procrastinador  ainda deitado no Sofá de casa vendo televisão e a vida passando lá fora. Outras pessoas estudando, tomando decisões, caminhando e andando para frente em direção ao seu futuro.

Mas o procrastinador  está lá no sofazão recusando e relutando com o chamado para aquela aventura. Essa é a fase do mimimi!

Às vezes você conversa consigo mesmo falando assim: eu nem sou muito inteligente e nem capaz para conseguir disputar uma vaga com milhares de outros candidatos, eu não tenho condições de  passar num concurso qualquer.

Na verdade você apenas não sabe que dentro de você mesmo tem um gênio adormecido.

E existe um Gênio capaz de transformar esse seu desejo em algo muito real. Este gênio pode tornar todos os seus desejos em realidades muito concretas. Este Gênio NÃO SOU EU prof.  Rubens.

E eu também não estou falando do gênio da lâmpada.

Eu estou falando daquele gênio que é inteligente prá caramba e que habita dentro de você  e dentro de cada CONCURSEIRO.

Sabe aquele gênio que mora na lâmpada mágica? Ele  realiza seus desejos de forma mágica.

E só realiza três desejos. Só que ele só existe no desenho do Aladim.

O gênio que habita dentro de você é o melhor de  você mesmo, é o SUPER VOCÊ. E pode realizar quantos desejos você quiser. É o super Ricardo o super JOÃO a super Maria a super Rosana.

Aquele gênio azul .. não existe,

O gênio adormecido dentro de você mesmo é de carne e osso e consegue transformar qualquer desejo em realidade. É com esse gênio que eu vou conversar agora.

Mesmo assim eu preciso que você continue assistindo esse vídeo até o final porque ele também vai te ajudar a entender os próximos vídeos.

Vamos lá… não recuse o seu chamado. Saia da sua zona de conforto. Porque se você não sair da zona de conforto pode até ser que você comece a se preparar mas do jeito errado.

Imagine que você  não tenha utilizado o método correto de preparação. Você  estudou de qualquer jeito e  imagine... se daqui um ano você  ainda não tiver sido aprovado.

Além de estar um pouco mais distante desse sonho que eu acabei de descrever, você  terá que ouvir aquela conversinha desaforada dos seus familiares: “nossa você  ficou um ano estudando, sem fazer nada,  e ainda não passou?”

Pode ser que você ainda fique se culpando, se martirizando e achando que não é capaz.

E uma das piores coisas é ter que começar tudo de novo. Reiniciar o edital do zero. Como você  estudou de forma bagunçada você  não tem certeza, exatamente, a respeito do que é que você  sabe e o que é que você  não sabe.

Então para se garantir você  pega novamente o edital desde o começo e começa a estudar todos os pontos do edital  de novo do zero, lá do comecinho. E você  está tão inseguro, que de novo chega o seu próximo concurso e você  não consegue novamente terminar o edital. E começa a ficar girando e repetindo um ciclo extremamente angustiante sobre o qual eu vou te falar daqui a pouco.

Daqui pouco tempo você se sentirá culpado por não ter começado do jeito certo, sobretudo porque teria sido muito mais fácil começar certo, do que deixar correr o ano todo para só então perceber, com mais força, e com muita dor, o que você  já sabia: que você precisava mesmo corrigir sua forma de estudar.

 

Também é muito ruim  ter que esperar pelo início do próximo concurso que você  ainda não tem nem ideia de quando será. E o pior de tudo é a insegurança financeira que mais um ano de preparação pode gerar na sua vida e na vida dos seus familiares.

Conheci alguns concurseiros casados em que o homem deixou de trabalhar, e as esposas bancavam todas as despesas para eles poderem estudar. E em vários  desses casos depois de 2, 3 anos vários desses maridos ainda não tinham sido aprovados, sobretudo por causa da ansiedade e da falta de método SEGURO para estudar.  Um conhecido me falou, envergonhado, do dia em que seu filho veio e lhe perguntou: “Papai, porque que só a mamãe trabalha e você  fica aí sentado o dia todo?”.  Isso arrasou com a auto estima desse cara.

Diante do filho dele, para quem ele deveria ser o herói, ele se sentiu o cara mais fracassado do universo. Sem contar os comentários maldosos dos familiares da mulher dele  que não entendem o que ele está passando.  Mas, a situação inversa também é comum. A esposa pára de trabalhar para se dedicar ao concurso, e o homem banca a casa sozinho. Os gastos tem que ser cortados, porque o salário dela ajudava bastante. E agora ela só vai estudar. Mas enquanto isso, as crianças terão que estudar na escola pública. E os sacrifícios durante esse período sempre são muito grandes. Sobretudo se durarem mais de um ano. Pode acontecer de algumas contas ficarem  comprometidas durante esse período. Mas o sacrifício VALE A PENA.

Mas tanto sacrifício tem que ser feito de forma inteligente, racional.

Por isso que você  precisa antes de qualquer coisa ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS PARA APRENDER DO JEITO CERTO. Fazendo isso você  vai soltar o freio de mão. E fazer tudo isso acontecer assim ó: vapt vupt, rapidinho. Num piscar de olhos você estará aprovado.

E se você  trabalha e estuda ao mesmo tempo… aí sim é que você  não pode perder tempo e precisa de um jeito certo para se organizar muito bem, e racionalizar, otimizar seus estudos. Afinal, se você  trabalha e estuda você  corre o sério risco de achar que precisa  reduzir sua vida social a quase zero, cortar todos os seus períodos de lazer.

Você  chegará em casa depois do trabalho e  ainda vai assistir aulas on-line ou ir para o cursinho e ainda vai precisar achar tempo e forças  para estudar um pouco no fim da noite e no fim de semana, sem esquecer do cuidado com a família, com a esposa ou com o esposo, com seus filhos, seus familiares.   Além de ficar estressado e ainda assim correr o risco de ser reprovado, se não fizer tudo isso do jeito certo e com equilíbrio.  E essa é a situação de muita gente.

Agora que você  já sabe de tudo isso, você  tem a grande chance de começar ou recomeçar seu trajeto em direção aos seus sonhos de forma segura e rápida.

Mas deixa eu te fazer uma pergunta: você  sabe o que é autosabotagem? Se tem um cara que é mestre em se autosabotar é o concurseiro de primeira viagem ou o concurseiro despreparado. Sabe por quê? Porque para ser aprovado nos concursos públicos de hoje você  só precisa mesmo é de uma coisa: estudar de forma organizada e otimizada. E a maioria daqueles que falam EU QUERO SER APROVADO NUM  CONCURSO PÚBLICO acha que só basta encontrar algumas apostilas, fazer três meses de cursinho intensivo e boom estou aprovado. Não é assim.

Até o Pelé precisava de treinador. Os melhores atletas do mundo, TODOS ELES TÊM UM TREINADOR. E eu não entendo como é que alguns concurseiros acham que podem conseguir fazer isso sem a ajuda de alguém.  Ninguém nasce sabendo tudo.

E se você  tem alguém para te ajudar, você  vai diminuir o tempo da sua curva de aprendizado e vai alcançar seus objetivos mais rapidamente. Começar a se preparar para um concurso sem se organizar e sem saber como estudar do jeito certo é como se jogar no oceano sem saber nadar.

É justamente aqui que está a diferença entre aqueles dois grupos de pessoas, aqueles que são aprovados rapidamente e estudaram pouco sabem como estudar. Eles tem método. Tem um mapa desenhado. Aqueles que estudam muito e são reprovados não sabem estudar. Gastam mais tempo. Gastam mais dinheiro, se desequilibram emocionalmente e às vezes até pioram sua situação financeira.

 

MÉTODO é a palavra que faz a diferença.

Hoje você terá apenas uma tarefa.

A primeira tarefa é inscrever no meu canal do Youtube. Basta procurar no Youtube COMO ESTUDAR RUBENS SAMPAIO que meu canal aparece na hora.

Assim você vai passar a receber meus vídeos diariamente pelo youtube.

No próximo vídeo nós vamos atravessar as etapas 4, 5 e 6 da Jornada do CONCURSEIRO .

Lá eu falarei  da quarta etapa que é  busca pelo Mentor que vai te ajudar a superar a sua relutância, a sua recusa em viver a sua aventura. Depois falarei da 5a etapa que é começo da aventura prá valer. E a 6a etapa que é a identificação dos seus aliados e dos seus inimigos e das provas, nessa aventura da aprendizagem.

Até lá

 

Gostou? Comenta aqui embaixo: