Você é um Estudante Zumbi?

SE VOCÊ NÃO TEM METAS DE ESTUDO, VOCÊ É UM ESTUDANTE ZUMBI!

Fonte: G1 - Globo.com
Fonte: G1 – Globo.com

 

Estudar sem metas é a mesma coisa que viajar sem destino certo. Se você não tem Metas de estudo você terá dificuldades de aprendizagem.

E eu vou te explicar porquê.

Nas minhas palestras sobre COMO ESTUDAR eu sempre digo que para estudar corretamente é necessário ESTABELECER METAS.

É impossível você aprender todos os assuntos possíveis na escola, na faculdade ou no cursinho preparatório. Por isso é muito importante que você tenha metas definidas na sua vida. Assim você vai selecionar o que você precisa aprender para a vida.

E sabendo o que é mais importante para você seu cérebro vai empenhar-se mais em memorizar aquilo que você definiu como o mais importante.

Se você não tem metas, você vai achar que precisar saber de tudo e não vai aprender nada direito. Sem metas você não saberá identificar o que é importante para você aprender.

O bom nadador é aquele que nada bem. E que ao mesmo tempo não joga futebol direito, não é bom no basquete e nem é bom no tênis. O bom nadador decidiu que a sua meta é nadar bem.

E isso deve acontecer com você na sua escola, na sua faculdade e no seu cursinho preparatório.

Enquanto você não tiver um foco dirigido pelas suas metas, você será um estudante zumbi, que sai andando sem saber exatamente em que prestar ATENÇÃO.

A ATENÇÃO é um recurso.

E como quase todos os tipos de recurso, a ATENÇÃO é um recurso LIMITADO.

Não dá para você prestar ATENÇÃO em tudo.

Com METAS você passará a se dedicar mais a um assunto do que a outros assuntos. E com isso você melhora a aprendizagem  e a memorização daquilo que é importante para o seu crescimento escolar, acadêmico e intelectual.

Com metas estabelecidas você saberá melhor COMO ESTUDAR CORRETAMENTE.

Quero propor para você alguns exercícios de imaginação!!

  1. Como você se imagina daqui 5 anos ? Como você gostaria de se encontrar daqui 5 anos? O que você precisa fazer para estar como você imagina daqui 5 anos?
  2. Como você se imagina daqui 10 anos ? Como você gostaria de se encontrar daqui 10 anos? O que você precisa fazer para estar como você imagina daqui 10 anos?
  3. Como você se imagina daqui 15 anos ? Como você gostaria de se encontrar daqui 15 anos? O que você precisa fazer para estar como você imagina daqui 15 anos?
  4. Coloque todas as suas impressões no papel.

A forma como você se vê nestas três situações é melhor ou pior do que agora?

Como escolher uma META?
No Curso COMO ESTUDAR – ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE APRENDIZAGEM E ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO você tem duas aulas muito detalhadas sobre a definição de Metas em geral e mais especificamente sobre a definição de Metas de Estudo.

Essas aulas foram feitas a partir da teoria das SMART METAS.

Nas aulas sobre SMART METAS – METAS INTELIGENTES você aprenderá as características das SMART METAS – As metas devem ser  eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporizadas – S.M.A.R.T. 

Nesse post, eu quero apenas provocá-lo a partir desses experimentos mentais, que podem causar um grande efeito positivo na sua vida e no seu futuro.

Em primeiro lugar é importante saber que as METAS costumam ser pouco numerosas e dizem respeito a algo importante de nossas vidas.

A Meta é aquilo que está mais próximo da condição de um sonho possível e realizável.

Se você fez o exercício dos 5, 10 e 15 anos certamente este exercício ajudou-o a vislumbrar metas possíveis para você. Escolher estas metas não é algo tão fácil. Depois que você as escolhe você coloca a sua vida nesta direção. E fazer isto, orientar a vida numa certa direção é algo absolutamente importante pois é sua vida que está em jogo.

Para ajudá-lo nesta tarefa de definir metas vamos fazer mais dois exercícios especiais que tem como recurso apenas a sua imaginação e que podem ser decisivos nesta sua definição de metas..

EXERCÍCIO ESPECIAL – O SEU MELHOR AMIGO: Vamos supor  que você acaba de encontrar seu melhor amigo, melhor amigo mesmo, e ele lhe conta quais são as metas dele para os seus próximos 5, 10 e 15 anos. Por coincidência estas metas são muito parecidas com as suas. O que você diria para ajudá-lo a alcançar estas suas metas? O que você diria para ele fazer? Coloque isto no seu bloco de notas: “Meu amigo, eu espero muito que você alcance estes seus sonhos e acho que para alcançá-los você deveria fazer o seguinte: 1….; 2….; 3….;….”

 

EXERCÍCIO ESPECIAL – NA HORA DA SUA MORTE: Este exercício é mais radical. Imagine que você alcançou todas as suas metas e neste momento você se encontra com a MORTE. Pergunte-se se era isso mesmo que você gostaria de ter conquistado para si? Você se sente feliz tendo alcançado isto que você alcançou? Se tivesse que viver de novo, decidiria pelas mesmas metas? Faria tudo de novo? Coloque isto no seu bloco de notas.

RECAPITULANDO

1. Como escolher uma META?.
2. Exercício Especial – O Seu Melhor Amigo – Não esqueça de colocar suas impressões no seu bloco de notas.
3. Exercício Especial – Na Hora da sua Morte – Não esqueça de colocar suas impressões no seu bloco de notas.

Eu Quero Conhecer o MÉTODO COMO ESTUDAR
Exercício:
Responda a estas perguntas.

Caso você queira você pode compartilhar suas metas conosco, inserindo-as aqui mesmo neste tópico:
1. Qual é a sua meta ?
2. Quais são os objetivos que vão ajudá-lo a alcançar sua meta ?
3. Quanto destes objetivos você já realizou ? Um terço? Metade?
4. Faça um pequeno planejamento de longa distância ?
5. Escreva numa folha qual é a sua META e cole na parede de seu quarto, na mesa de seu trabalho, ou em qualquer lugar que você consiga enxergar com facilidade. Se você não quer que os outros vejam, cole dentro da porta do seu guarda-roupa, ou carregue na sua carteira. O importante é que você veja aquilo que você escreveu e mantenha no seu horizonte a sua meta.

6. Identifique quais são os objetivos que devem ser alcançados e também escreva-os de modo que você sempre consiga revê-los ao longo da sua semana.

7. Junto com a meta e com os objetivos escreva em quanto tempo você espera alcançá-los.

8. Identifique os prazos para a meta e para cada um dos objetivos.

Quer saber mais?

AULA ON LINE começando dentro de alguns minutos. Inscreva-se e Participe.

Dentro de alguns minutos vai começar uma aula on line. Inscreva-se e Assista. Você vai aprender tudo que é necessário para  começar a estudar corretamente. Clique aqui  http://bit.ly/AULA_ON_LINE_Agora_01 

Palestra do DIA DO ESTUDANTE começando dentro de 15 minutos. Inscreva-se e Participe.

Neste link você poderá assistir a uma aula exclusiva na qual eu vou ensinar 17 dicas poderosas para melhorar sua aprendizagem e antecipar sua aprovação - http://bit.ly/Palestra_do_Dia_do_Estudante

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta