É possível estudar depois dos 30 anos?

Muitas pessoas me perguntam se é possível aprender a estudar depois dos 30 anos, se ainda dá para passar num concurso público. Eu tenho histórias surpreendentes a respeito desse assunto. Mas eu vou começar por mim mesmo.

Eu dei preferência à minha formação acadêmica com relação a qualquer outra coisa. Mas a minha formação acadêmica começou apenas com 24 anos. Eu entrei na faculdade apenas com 24 anos. A minha segunda faculdade (Direito) eu comecei com 30 anos. Aliás, eu fiz o Direito enquanto fazia o Doutorado em Filosofia. Sendo que ao mesmo tempo eu também trabalhava como Professor Universitário,  além de ser casado e ter dois filhos. Coisa de louco. Eu tinha que aproveitar muito bem o meu tempo. E consegui. Mas agora vou responder a essas perguntas que me  fazem sempre. Vamos lá!!

  1. Depois de uma certa idade é possível estudar e aprender coisas novas? Sim é possível aprender a estudar depois dos 30 anos! E com muito mais facilidade do que você imagina. Não há idade para aprender. E a cada dia que passa teremos que aprender por mais tempo do imaginávamos. Sou professor universitário e muitas de minhas salas têm sido freqüentadas por pessoas das mais variadas faixas etárias. Pessoas que se casaram, tiveram seus filhos, criaram seus filhos e só agora estão podendo reiniciar seus estudos… homens e mulheres. Estes alunos retornam para a sala de aula com 40, 50 às vezes com 60 anos. Já tive uma aluna com 73 anos, dividindo seu lugar na sala com adolescentes de 17 anos.As pessoas mais maduras têm mais prioridade, mais foco, um interesse mais bem delimitado e conseguem, em praticamente todos os casos alcançar um desempenho excelente, que muitas vezes supera o desempenho dos mais jovens, que no seu furor juvenil muitas vezes perdem o foco e não aproveitam ao máximo a oportunidade do estudo.  

2.  Já tenho mais de 30 anos (40, 50 ou 60 anos)… É possível aprender como os jovens aprendem? Estudar é uma questão de EXERCÍCIO E COSTUME.
Eu sempre comparo a atividade intelectual com a atividade física. Se você quiser se tornar um levantador de peso, você precisará começar levantando pesos de 2 ou 3 quilos, fazendo 10 ou 15 repetições.Algumas semanas depois, você começa a fazer repetições com pesos de 4 ou 5 kilos… Dois ou três meses depois você já consegue levantar pesos de 8 ou 10 kilos. E assim vai…Com a atividade intelectual é a mesma coisa. Se nós não temos o hábito de estudar não adianta sentar e acreditar que vai conseguir ler por 2 horas seguidas. Quem é que consegue correr por duas horas seguidas sem estar treinado?? Portanto realizar uma atividade intelectual por duas horas seguidas, certamente é mais difícil do que correr 2 horas seguidas.A atividade intelectual também exige treino. O crescimento na atividade intelectual deve ser gradual. E a idade não interfere em nada. AO CONTRÁRIO. A atividade intelectual ajuda na manutenção da lucidez e combate as doenças degenerativas do sistema nervoso.  CÉREBRO PREGUIÇOSO FICA DOENTE.

Portanto o importante é ter disposição e começar devagarzinho. Com muito pouco tempo você começará a se sentir diferente, mais sábio e mais inteligente. Ferrugem EM FERRO BOM!!

É muito comum vermos em corridas de rua pessoas de 70 anos chegando na frente de jovens com 20 ou 30 anos. O mesmo se dá com o exercício intelectual: é só treinar e poderemos com 70 anos alcançar uma rapidez de raciocínio, uma capacidade de articular idéias e de se lembrar de muitas coisas com mais eficácia e competência do que aquele jovem que fica o dia inteiro vendo televisão e não desenvolve sua capacidade intelectual.

  3. Vale a pena estudar na minha idade?  O mercado de trabalho está ficando cada dia mais exigente com as pessoas que estão trabalhando. Eu costumo dizer que as pessoas ou as empresas que me contratam só me pagam pelo que eu sei.
Preste atenção nisto, as pessoas só estão trabalhando em alguma atividade qualquer porque elas sabem fazer alguma coisa: desenhar um projeto, atender pessoas, dar aulas, plantar… defender alguém num tribunal… Todas estas pessoas têm uma atividade profissional porque elas têm algum tipo de conhecimento

De novo… NÓS SOMOS REMUNERADOS APENAS PELO CONHECIMENTO QUE NÓS TEMOS. E quando se trata de contratar conhecimento a IDADE torna-se um fator menos relevante. Talvez neste caso a IDADE seja uma grande vantagem… pois a aquisição do conhecimento se dá no tempo, e quanto mais tempo mais experiência, mais conhecimento e mais informações acumulados.

Todavia conhecimento é algo que precisa ser constantemente renovado. A toda hora surgem teorias novas, leis novas, explicações novas, técnicas novas… E portanto é necessário que nós estejamos preparados para receber e aprender o novo a todo momento. Por isto você precisa APRENDER A APRENDER. Aprender com mais facilidade, com mais rapidez, independente da sua idade. Bola prá frente.

 4. O que fazer para recuperar o tempo perdido ou ganhar mais tempo agora que estou me propondo a aprender com mais eficácia? 

A resposta é simples: ADQUIRIR ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS QUE VÃO AJUDÁ-LO A APRENDER COM MAIS FACILIDADE E COM MAIS RAPIDEZ.

O objetivo fundamental deste curso é este: AJUDÁ-LO A APRENDER COM MAIS FACILIDADE E MAIS RAPIDEZ!

Nossas ESTRATÉGIAS e nossas TÉCNICAS SÃO SIMPLES. E são fáceis de serem realizadas por qualquer pessoa.

RECAPITULANDO
1. Depois de uma certa idade é possível estudar e aprender coisas novas?
2. Já tenho mais de 30 anos (40, 50 ou 60 anos)… É possível aprender como os jovens aprendem?
3. Vale a pena estudar na minha idade?
4. O que fazer para recuperar o tempo perdido ou ganhar mais tempo agora que estou me propondo a aprender com mais eficácia

 

Quer saber mais?

AULA ON LINE começando dentro de alguns minutos. Inscreva-se e Participe.

Dentro de alguns minutos vai começar uma aula on line. Inscreva-se e Assista. Você vai aprender tudo que é necessário para  começar a estudar corretamente. Clique aqui  http://bit.ly/AULA_ON_LINE_Agora_01 

Palestra do DIA DO ESTUDANTE começando dentro de 15 minutos. Inscreva-se e Participe.

Neste link você poderá assistir a uma aula exclusiva na qual eu vou ensinar 17 dicas poderosas para melhorar sua aprendizagem e antecipar sua aprovação – http://bit.ly/Palestra_do_Dia_do_Estudante

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta