COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum
COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO
Prof. Rubens Godoy Sampaio PhD
  FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    InstituiçôesInstituiçôes   Adquirir o CursoAdquirir o Curso  PerfilPerfil   Mensagens ParticularesMensagens Particulares   EntrarEntrar  
A organização do tempo e os "tipos" de tempo

 
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum -> MODELOS DE AULA - ACESSO LIVRE
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Prof. Rubens



Registrado em: Agosto de 2003
Mensagens: 162

Localidade : TAUBATÉ/SP


Ajude-nos a melhorar nosso curso.
Participe de nossa avaliação sobre este tópico.
Excelente :
Ótimo :
Bom :
Ruim :
Péssimo :
Resultado
MensagemEnviada: Qui Ago 31, 2006 10:38 am
Enviar para seu email este tópico Imprimir este tópico Responder com Citação
Assunto: A organização do tempo e os "tipos" de tempo

A organização do tempo


Orientação:
Tempo aproximado: 15 minutos

Conteúdo: texto

Tarefas: Três questões.
Objetivos deste fórum:
1. Aprender a aproveitar o TEMPO CURTO, o TEMPO IMEDIATO, o TEMPO DE ESTUDO.

Revisão: Antes de encerrar a atividade e passar para outro tópico faça mentalmente uma revisão do que você compreendeu deste tópico.



Tópicos deste fórum:


Wink RESUMO
Wink 1. Os tipos de tempo: longo, médio e CURTO/CURTÍSSIMO
Wink 2. O horário de estudo
Wink 3. Os locais de estudo


_________________________________________________________________


Wink RESUMO


O horário é um mapa que determina, previamente, 4 decisões importantes:
1. QUANDO você vai estudar
2. O QUE você vai estudar.
3. ONDE você vai estudar
4. QUANTO tempo você vai estudar

Faça um horário que sempre contenha o tempo de estudo, os intervalos e as revisões. Coloque um tempo dedicado à revisão do dia e um tempo dedicado à revisão da semana.

Neste horário é necessário que haja tempo para o exercício físico.

Você precisa descobrir qual é seu melhor horário de estudo.

Evite estudar entre as 14h e as 17h.

Se o sono chegar durante seu horário de estudo.Não fique lutando contra o sono. Se você conseguir cochile um pouco. Ou levante-se, faça um alongamento, espreguice-se, tome água. Faça uma caminhada rápida pela casa e retorne ao estudo.

Evite estudar durante as madrugadas.

Sempre faça a revisão da matéria estudada no mesmo período de estudo.

Durante seu tempo de estudo você deverá...
1. Fazer as leituras exigidas e necessárias.
2. Sempre fazer anotações e esquemas.
3. Fazer exercícios de fixação do tipo questionário ou exercícios de raciocínio (matemáticos, testes, múltipla escolha).

Reserve um horário para fazer baterias de exercícios.

________________________________________________________________



Wink 1. Os tipos de tempo: longo, médio e CURTO/CURTÍSSIMO

Já falamos sobre o TEMPO LONGO E O TEMPO MÉDIO. Ou em outros termos falamos de LONGO PRAZO E MÉDIO PRAZO.

O tempo longo diz respeito às ESTRATÉGIAS de estudo e aprendizagem.

O tempo médio diz respeito às TÁTICAS de estudo e de aprendizagem.

O tempo CURTO OU CURTÍSSIMO diz respeito ao tempo que você precisa efetivamente estudar. É o tempo que você gasta estudando.

Também já falamos que a orientação do LONGO PRAZO, ou do TEMPO LONGO é feita com uma BÚSSOLA! Porque a bússola indica onde queremos chegar no longo prazo. Aqui estamos falando das metas de nossas vidas.

A orientação do MÉDIO PRAZO ou do TEMPO MÉDIO é feita com o calendário. Através do calendário estabelecemos certos objetivos a serem alcançados dentro de um ano, um semestre, alguns meses.

Também já falamos sobre a elaboração de um horário. Elaborar o horário é TÁTICO. Cumprir o horário é TÉCNICO. Portanto, a orientação do CURTO PRAZO ou do TEMPO CURTO é feita com um horário de estudo diário e semanal.
________________________________________________________________


Wink 2. O horário de estudo

O horário de estudo é um instrumento extremamente necessário e fundamental para quem precisa estudar muitas disciplinas durante alguns anos. Quem tem um horário de estudo não se perde na organização do seu tempo. É absolutamente necessário que você gaste algumas horas planejando e desenhando o seu horário de estudo. Faça um horário de estudo e cumpra este horário. O horário é um mapa que determina, previamente, 4 decisões importantes:
1. QUANDO você vai estudar
2. O QUE você vai estudar.
3. ONDE você vai estudar
4. QUANTO tempo você vai estudar

O horário indica que, HOJE você vai estudar ÀS 14h, PORTUGUÊS, NA SUA CASA, durante 50 MINUTOS. Quem não tem horário de estudo precisa decidir a todo momento, “se vai estudar”, “quando vai estudar”, “onde vai estudar” e “por quanto tempo”.
Portanto o horário é uma ferramenta que ajuda o estudante a não se desgastar emocionalmente com todas estas decisões na hora do estudo.

Quem é determinado, faz um bom horário que servirá de orientação pelo menos para um semestre, ou até mesmo para um ano inteiro.

O Horário faz com que você sempre saiba QUANDO você deve estudar, O QUE você deve estudar, QUANTO você deve estudar. O horário é a melhor estratégia contra o desperdício de tempo. Se você montar um horário de estudo você não irá desperdiçar tanto tempo.

Para montar um bom horário de estudo primeiro você tem que tomar consciência de como você ocupa o seu tempo ao longo da semana. Faça um horário bastante minucioso. Faça uma coluna que se inicie com o seu horário de acordar. Faça uma coluna com intervalos de 15 minutos. Preencha este horário com todas as suas atividades diárias.

Depois você deve fazer um horário dedicado exclusivamenteo ao tempo de estudo. Faça um horário que conste apenas os seus momentos de estudo.
Faça um horário que sempre contenha o tempo de estudo, os intervalos e as revisões. Coloque um tempo dedicado à revisão do dia e um tempo dedicado à revisão da semana.

Neste horário é necessário que haja tempo para o exercício físico.
O exercício físico diz respeito às TÁTICAS mas também deve estar contemplado neste horário. Lembre-se que o exercício físico deve ser feito sempre sob orientação médica. O exercício físico deve ser feito pelo menos três vezes por semana. E deve ter uma duração de pelo menos 45 minutos.


Você precisa descobrir qual é seu melhor horário de estudo, em qual horário você rende mais? De manhã? De tarde? À noite? No seu melhor horário de estudo você deve estudar as matérias mais difíceis, mais chatas, ou as matérias que você gosta menos. No seu pior horário de estudo você deve estudar as matérias mais fáceis, mais simpáticas, ou as matérias das quais você mais gosta.

Para a maioria das pessoas o período da manhã é o melhor horário para estudar. Em geral, a maioria das pessoas tem um aproveitamento melhor quando consegue estudar de manhã. Faça dois períodos de uma hora ou três períodos de 50 minutos. Sempre coloque um intervalo de 5 a 10 minutos entre um período e outro.

Orientação:
O MAIS IMPORTANTE DE TUDO é que, quando der a hora e o minuto de você começar a estudar... você comece a estudar. Para quem não esta acostumado, no começo é mais complicado... mas aos poucos você vai entrando no ritmo. O mais importante é começar na hora. Quando faltar dez minutos para acabar o horário de estudo você deve fazer a revisão do que foi estudado.

Então lembre-se, o seu horário de estudo é um COMPROMISSO, com hora marcada com vocÊ e com o seu futuro. E através do seu horário você já pré- definiu

1. QUANDO você vai estudar
2. O QUE você vai estudar.
3. ONDE você vai estudar
4. QUANTO tempo você vai estudar


Não é complicado.




O que você deve estudar de manhã. Pela manhã estude as matérias mais difíceis. Aproveite para estudar as matérias com as quais você tem mais dificuldades. A intensidade da retenção de conteúdos durante o período da manhã é bastante alta. O período da tarde é o pior horário para o estudo.

Após as 14h as pessoas começam a ser fulminadas por um sono terrível, que às vezes dura até 17h. Este horário é péssimo para o estudo. E o rendimento é muito baixo. Evite estudar neste período.


Estudo de caso:
O horário do Alcides


- Então Alcides, você está conseguindo cumprir o seu horário?
- Bem, Prof. Rubens, em primeiro lugar, eu segui suas orientações sobre a elaboração do meu horário. Eu coloquei no horário tudo que eu faço ao longo da semana. Foi uma espécie de RAIO X da minha semana. E então eu verifiquei que de fato eu desperdiço um bocado de tempo. Em seguida fiz um horário dedicado apenas ao estudo.
- Foi difícil?
- Não, não foi difícil fazer o horário. Eu gastei quase duas horas fazendoo meu horário. E depoois que comecei ausá-lo eu tive uma sensação de bem estar impressionante. Poios todas as vezes que eu sentava para estudar eu já sabia o que fazer.
- Esta é a grande vantagem. Algumas pessoas decidem que vão estudar agora. Elas têm duas horas para estudar. Mas elas também têm tanta matéria para estudar que elas nem sabem por onde começar. Só de pensar em tudo que precisam estudar ficam com vertigem, tontura, e completamente perdidas... e aí desanimam. Então o horário bem feito dá para a pessoa a segurança de que ao longo da semana ela vai estudar tudo que precisa ser estudado. Aquele que não tem o horário fica perdido. O estudante pode ter até boa vontade, ser esforçado, mas ele fica perdido, desorientado, confuso. E esta desorientação é desalentadora, é desanimadora. Aquele que não sabe por onde começar desanima e desiste.
- De fato, eu senti isto na pele. O horário é um mapa que me mostra o caminho. E se eu não cumprir o horário de estudo eu sei que saí um pouco fora da rota, e logo depois consigo retornar para o caminho.
- Então Alcides você percebeu que o horário além de ser um instrumento organizacional eficiente ele também tem um efeito PSICOLÓGICO POSITIVO. Parabéns. Eu já falei que você está no caminho certo.


Reserve o período da tarde para atividades mais dinâmicas.
Faça suas tarefas no período da tarde: banco, visitas, pagamentos, médicos, dentistas, passeios e outras tarefas mais. Faça algum tipo de exercício físico neste horário da tarde. Estude em grupo no período da tarde.

Como ocupar o período da tarde com o estudo. Se você só pode estudar de tarde, comece estudar logo após o almoço. Antes que o sono chegue, aproveite para estudar uma matéria mais difícil. Depois que o sono chegar estude matérias mais fáceis ou uma matéria que você goste mais.

Se o sono chegar durante seu horário de estudo. Algumas pessoas conseguem cochilar poucos minutos e acordarem sem sono algum. Se você consegue fazer isto, faça. É melhor perder 5 ou 10 minutos cochilando, do que pensar que estudou uma hora, quando na verdade você gastou todo seu tempo lutando contra o sono e “pescando” em cima dos livros e dos cadernos.
Não fique lutando contra o sono. Levante-se, faça um alongamento, espreguice-se, tome água. Faça uma caminhada rápida pela casa e retorne ao estudo.

O período da noite é um horário bom para você estudar. Durante a noite, até as 22h ou no máximo 23h, também é possível ter um bom aproveitamento de estudo. Estude dois ou três períodos com no máximo 50 minutos cada um.
E não se esqueça dos intervalos de 5 a 10 minutos entre um período e outro.

Evite estudar durante as madrugadas. A retenção da matéria estudada durante uma madrugada de véspera de prova é muito baixa. Você pode conseguir uma nota boa, mas depois da prova você não se lembrará de quase nada.
A aprendizagem durante longos períodos noturnos (madrugadas) é uma aprendizagem de baixa intensidade e de curta duração: tempo perdido.

Sempre faça a revisão da matéria estudada no mesmo período de estudo. Sempre termine seu horário de estudo fazendo uma revisão de toda a matéria estudada naquela manhã. Nunca termine a manhã de estudo sem fazer uma rápida revisão de tudo que foi estudado. Se você estudou duas ou três horas, em 15 minutos você consegue revisar a matéria mais importante.

A Revisão da semana de estudo deve estar no seu horário. Reserve um período de estudo (uma manhã, uma tarde ou uma noite), ou algumas horas para REVISAR a matéria estudada durante a semana. Nunca comece outra semana de estudo sem ter feito a revisão da semana anterior. Este procedimento ajuda na fixação da matéria, faz com que você ganhe tempo na véspera da prova e faz com que você fixe a matéria para sempre.

Jamais desrespeite seu horário de estudo. Aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário de estudo. No começo é um pouco mais difícil.
Com um pouco de disciplina você deixará de ter as dificuldades iniciais e terá um ganho bastante significativo no seu desempenho escolar.

Durante seu tempo de estudo você deverá...
1. Fazer as leituras exigidas e necessárias.
2. Sempre fazer anotações e esquemas.
3. Fazer exercícios de fixação do tipo questionário ou exercícios de raciocínio (matemáticos, testes, múltipla escolha).

Reserve um horário para fazer baterias de exercícios. Sempre tenha horários para fazer exercícios de múltipla escolha, provas de concursos, etc... Estes exercícios devem ter respostas para que possam ser corrigidos por você mesmo. Anote seus resultados e dê nota para você mesmo. Com isto você poderá perceber seu avanço.


________________________________________________________________


Wink 3. Os locais de estudo

Tempo e espaço são duas coisas que sempre estão entrelaçadas. O seu horário deve prever não só o horário de estudo, mas onde você vai estar neste horário de estudo.
Quando você marca um compromisso, você marca hora e local. Pois aqui é a mesma coisa. Você tem que saber que às 19h30 da segunda-feira você estudará, uma certa disciplina, num determinado lugar. E como já foi dito várias vezes, é importante que este local de estudo seja, na maioria das vezes, o mesmo local.

Nada impede que você estude numa fila de banco. Todavia a fila de banco e a sala de espera é um lugar difícil para você fazer anotações do que você está lendo.
Portanto locais como filas de banco e salas de espera onde se desperdiça muito tempo, o ideal é que você releia suas anotações. Faça revisões daquilo que já foi estudado.

Se você freqüenta filas de banco, salas de espera, ônibus, diariamente, aproveite estes lugares sobretudo para fazer a revisão da matéria estudada. Esta revisão pode ser feita através da leitura de suas anotações ou através da audição de aulas gavadas.

Estudo de caso:
A viagem para o trabalho


Durante vários anos eu viajava diariamente para o trabalho. Às vezes eu viajava de VAN, com vários outros alunos e às vezes eu viajava no meu carro. Na Van eu sempre levava um pequeno walkman ou um aparelho de MP3 e ao longo de uma hora e meia eu ouvia lições de línguas – francês e inglês. Às vezes era uma hora e meia para ir e um ahora e meia para voltar. Enquanto todo mundo viajava dormindo ou conversando eu viajava estudando.




Wink RESUMO



Wink O horário é um mapa que determina, previamente, 4 decisões importantes:
1. QUANDO você vai estudar
2. O QUE você vai estudar.
3. ONDE você vai estudar
4. QUANTO tempo você vai estudar


Faça um horário que sempre contenha o tempo de estudo, os intervalos e as revisões. Coloque um tempo dedicado à revisão do dia e um tempo dedicado à revisão da semana.

Neste horário é necessário que haja tempo para o exercício físico.

Você precisa descobrir qual é seu melhor horário de estudo.

Evite estudar entre as 14h e as 17h.

Se o sono chegar durante seu horário de estudo.Não fique lutando contra o sono. Se você conseguir cochile um pouco. Ou levante-se, faça um alongamento, espreguice-se, tome água. Faça uma caminhada rápida pela casa e retorne ao estudo.

Evite estudar durante as madrugadas.

Sempre faça a revisão da matéria estudada no mesmo período de estudo.

Durante seu tempo de estudo você deverá...
1. Fazer as leituras exigidas e necessárias.
2. Sempre fazer anotações e esquemas.
3. Fazer exercícios de fixação do tipo questionário ou exercícios de raciocínio (matemáticos, testes, múltipla escolha).

Reserve um horário para fazer baterias de exercícios.
________________________________________________________________


RECAPITULANDO


Wink RESUMO
Wink 1. Os tipos de tempo: longo, médio e CURTO/CURTÍSSIMO
Wink 2. O horário de estudo
Wink 3. Os locais de estudo
Wink RESUMO



Exercício:
Estas questões são muito diretas e simples:
1. Você fez o seu horário de estudo?
2. Você tem conseguido cumprir seu horário de estudo?
3. Você ainda tem alguma dificuldade para cumprir seu horário?


Revisão: Antes de encerrar a atividade e passar para outro tópico faça mentalmente uma revisão do que você compreendeu deste tópico.

Para comentar este texto ou responder as perguntas clique em RESPONDER e faça os seus comentários ou exercícios. Obrigado!


Exclamation Não se esqueça de fazer a avaliação deste tópico.
Desta forma você poderá ajudar no aprimoramento deste nosso curso
e com isto ajudar outros colegas!
Exclamation


Exclamation Para INDICAR este tópico para algum amigo,
pressione o botão INDICAR e envie este conteúdo para quem desejar
Exclamation


Copyright © 2005 by Rubens Godoy Sampaio Ph.D. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. INPI.www.copyright.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum -> MODELOS DE AULA - ACESSO LIVRE Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB