SIMULADOS PARA CONCURSO PÚBLICO. TRÊS MOTIVOS PARA FAZER MUITOS SIMULADOS.

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Eu quero mais informações.

 

OS TRÊS MOTIVOS PARA FAZER MUITOS SIMULADOS PARA CONCURSO

O PRIMEIRO MOTIVO para fazer muitos simulados para concursos é simplesmente ESTUDAR. Não tem dúvida.

E sobre isso eu vou falar muito pouco. Eu quero apenas que você faça muitos simulados para concursos, corrija os simulados, veja quanto você tirou, estude o que você errou,  pois não basta apenas descobrir a resposta certa. Você precisa estudar o assunto da questão errada e depois de uma semana ou duas semanas refaça as questões que você errou para você verificar se você aprendeu aquele assunto. Isso é fundamental.

O SEGUNDO MOTIVO É SIMULAR AS SUAS CONDIÇÕES ORGÂNICAS E AMBIENTAIS DO DIA DA PROVA

Neste texto eu quero falar mesmo é sobre o SEGUNDO  motivo que muita gente não leva muito a sério.

O segundo motivo é SIMULAR todas as condições AMBIENTAIS E ORGÂNICAS possíveis do dia da prova.

ENTÃO VOCÊ  PRECISA FAZER muitos simulados em condições físicas e ambientais parecidas com as condições da prova.

Ao fazer simulados com o tempo real de prova, veja quantas vezes você vai precisar ir ao banheiro, veja por quanto tempo você consegue manter o foco, veja qual tipo de alimento (castanhas, chocolates, sucos) conseguem fazer com que você mantenha ou recupere o nível de glicose. Com a glicose muito baixa seu desempenho intelectual pode cair... só para dar alguns exemplos. Mas vamos lá... Vou te dar várias orientações sobre como fazer esses simulados.

O TERCEIRO MOTIVO É SEGURANÇA EMOCIONAL

Se você fizer muitos simulados para concursos seguindo todas as orientações que eu estou te passando você chegará no dia da prova mais tranquilo emocionalmente. A ideia de preparar-se repetindo o dia da prova com antecedência, vai te dar familiaridade com tudo aquilo que você já estará cansado de repetir durante o dia da prova.

Então o simulado vai te preparar intelectualmente, vai te preparar organicamente porque vai te dar resistência física e mental para o dia da prova. E também vai te dar um pouco mais de segurança emocional.

Pois bem as dicas abaixo elas tratam quase exclusivamente de orientações que vão fortalecer o SEGUNDO MOTIVO. E que consequentemente vão te dar tranquilidade emocional.

 

FAÇA SIMULADOS PARA CONCURSOS PARA IMITAR AS CONDIÇÕES DO DIA DA PROVA.

No dia da prova você não pode ter surpresas. As únicas coisas que podem te surpreender são as questões da prova. E se você fizer muitos simulados e resolver muitas questões vai acontecer de você ter questões parecidas com as questões já resolvidas. E isso vai ser muito bom porque serão pontos garantidos na hora da prova

E você vai ter que lidar apenas com as questões da prova. Então quando você for fazer seus simulados, faça em condições muito parecidas com as condições do dia da prova.

 

USE ROUPAS E CALÇADOS CONFORTÁVEIS NOS DIAS DOS SIMULADOS PARA CONCURSOS

Nos dias em que for fazer simulado para concurso, use roupas e calçados parecidos com as roupas e os calçados que você for utilizar no dia da prova. De preferência, use os mesmos calçados e as mesmas roupas.

 

FAÇA OS SIMULADOS PARA CONCURSO SEMPRE NO MESMO HORÁRIO DA PROVA

Faça seus simulados no mesmo horário da prova. Essa orientação é muito importante porque você precisa avaliar seu desempenho e o seu sono durante o horário da prova. E saiba que a maioria das pessoas tem um desempenho pior durante a tarde. Pela manhã a maioria das pessoas consegue ser mais produtiva e ter melhores notas do que à tarde. Então se você é muito sensível ao horário, se você tem sono à tarde... você precisa se preparar para isso.

 

LEVE ÁGUA, LANCHE E CHOCOLATE PARA FAZER OS SIMULADOS PARA CONCURSOS

Leve para o local do seu simulado a mesma quantidade de água, chocolate e lanche que você vai levar no dia da prova. Faça tudo o mais parecido possível. Mesmo que este simulado esteja sendo feito na sua casa.

 

CUIDADO. VEJA SE O EDITAL PERMITE O USO DE RELÓGIO.

É muito provável que você não poderá utilizar relógio no dia da prova, mas durante o simulado que vc fará em casa ou na biblioteca, cronometre direitinho o tempo da prova e o tempo de ida ao banheiro.

 

PERCEBA O SEU SONO DURANTE O SIMULADO PARA O CONCURSO.

Durante o simulado, perceba se você está sentindo sono. Jamais deixe para fazer as questões mais difíceis depois da metade do tempo, pois seu desempenho já estará um pouco prejudicado. Então perceba muito bem durante quanto tempo você fica bem disposto e a partir de quantas horas seu desempenho começa a cair.

 

DURANTE O SIMULADO FAÇA PAUSAS

Quando seu desempenho começar a cair, faça uma pausa, coma alguma coisa, levante e vá ao banheiro, lave seu rosto, faça algumas respirações profundas e volte para terminar o simulado.

Se você precisar ir ao banheiro mais de uma vez, não tem problema, mas fique sempre de olho no tempo da prova.

 

NO DIA DA PROVA, NÃO IMPROVISE. TENTE FAZER TUDO DA MESMA FORMA QUE FOI NO SIMULADO.

E no dia da prova não improvise. No dia da prova não gaste energia tomando decisões diferentes. Toda sua energia deve estar focada em resolver a prova. É por isso que estes simulados são importantes, assim, no dia da prova já está tudo ensaiado para evitar surpresas, dores de barriga, sede, frio.

 

NO SIMULADO PARA CONCURSO, UTILIZE AS MESMAS CANETAS PREVISTAS NO EDITAL

Enquanto faz simulados, utilize o mesmo tipo de canetas pedido pelo edital. Geralmente são canetas pretas ou azul, com o tubo transparente. E sempre deixe mais de duas canetas perto de você.

 

TEMPO PARA PASSAR AS QUESTÕES PARA O GABARITO.

Veja quantos minutos você gasta para passar as respostas para o gabarito. Pois este tempo é um período que você deve descontar do tempo de prova.

 

FAÇA PROVAS REAIS DA MESMA BANCA ORGANIZADORA

Faça alguma prova da mesma banca, apenas por experiência, para aprender o comportamento da banca, dos fiscais, para sentir o clima da prova. Assim você vai sentir de verdade como será no dia da prova do seu concurso.

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Eu quero mais informações

Deixe seu comentário

comentários