O CHAMADO À AVENTURA E A RECUSA AO CHAMADO – 2ª e 3ª Etapas da Jornada do Estudante – COMO ESTUDAR #34 DE 365

Nesse vídeo você vai descobrir as duas próximas etapas da Jornada do Estudante.

Se você não passou no ENEM pode ser que você também esteja numa dessas duas fases da Jornada do Estudante.

Lembre-se … eu vou te ajudar a caminhar para as próximas etapas e alcançar sua aprovação. vamos agora para a segunda etapa desta Jornada: O CHAMADO PARA A AVENTURA.

E essa montanha?

O que é que ela tem a ver com a sua aprendizagem? E COM A SEGUNDA ETAPA DESSA JORNADA?
Em breve você saberá o que essa montanha nos alerta sobre três situações diferentes e que tem a ver com a sua aprendizagem e com a sua aprovação.

Mas para você entender isso eu preciso te explicar as características dessa segunda etapa para que você possa entender a relação dessa montanha com você.
Vamos lá.

A etapa anterior do MUNDO COMUM já foi explicada. Será que você estava naquela etapa? Se você estava lá, agora nesse exato momento sou eu que estou te chamando para a sua aventura, sou eu que estou te atraindo para a aventura.
Mas também é provável que você já tenha saído de lá mesmo sem o meu chamado, mesmo sem a minha ajuda.
Então vamos continuar seguindo a Jornada do João…
Para chegar aqui o JOÃO pensou da seguinte maneira :

Se eu estudar eu vou melhorar de vida. Se eu estudar minha vida será transformada para melhor. Se eu encarar essa aventura eu terei uma história fantástica para contar. Se fulano chegou até aqui, eu também consigo. Se eu for aprovado eu vou ter a profissão dos meus sonhos. Vou poder viajar pelo mundo. Vou encontrar a namorada dos meus sonhos. Exercendo essa profissão terei todo o dinheiro de que preciso para fazer o que eu quiser e não passar mais por dificuldades financeiras.

Nesta etapa do CHAMADO PARA A AVENTURA , o João fica sonhando com o seu futuro, com a realização dos seus sonhos.
E isso é muito bom. Porque antes de planejar uma aventura qualquer é bom sonhar com ela. Para viajar você tem que sonhar com a viagem. Antes de entrar num curso ou começar a preparação para um concurso você tem que sonhar com a sua vida fazendo o curso, exercendo a profissão, e se imaginar feliz fazendo isso.

E o João está sonhando para começar a dar seus primeiros passos em direção à realização do seu sonho que passa pela sua APROVAÇÃO NO ENEM, NUM VESTIBULAR, NUM CONCURSO PÚBLICO…
E muita gente chega aqui. Mas chega aqui e fica sonhando, sonhando e não dá o primeiro passo para tornar o seu sonho realidade
E é aqui que a gente volta para a Montanha… lembra dela?
Há um provérbio chinês que diz algo muito simples.
Traga um punhado de terra todo dia e você fará uma montanha.
Em breve você terá comido o elefante e feito uma montanha de sabedoria.

Mas essa montanha também tem mais dois significados.
Subir uma montanha sempre é uma aventura.
E quando olhamos para cima a gente se sente chamado a essa aventura de escalar e de chegar até lá no alto. E quando chegamos lá no alto, a visão de cima sempre é maravilhosa.
Enfim a MONTANHA NOS DIZ: SUA AVENTURA VALE A PENA.

O seu sonho vale a pena.

A Montanha nos seduz para que a escalemos. E depois a montanha nos presenteia com a visão magnífica que podemos ter lá do alto.

Por isso que é importante que você comece a sonhar com o seu projeto de vida e com tudo que ele pode dar para você.

Muita gente consegue chegar aqui também – Afinal sonhar é fácil.
…mas depois tem a terceira etapa…
Então eu te pergunto… o que é que o seu estudo e a sua preparação intelectual tem a ver com os seus sonhos?

Essa pergunta é muito importante e eu vou repeti-la. Como é que os seus estudos e a sua aprendizagem estão relacionados com a realização do seu sonho?

O resultado ruim que você teve no ENEM está atrapalhando a realização do seu sonho?
Como não desanimar e voltar a estudar e lutar pela realização do seu sonho?

E agora vamos falar da terceira etapa…
É a etapa da RECUSA e da relutância para mudar.

como estudar - rubens sampaio - jornada do estudante

O João sonhou, sonhou e de repente ele se pega pensando assim … Ah… esse sonho é até muito legal, mas isso vai exigir muito de mim. Não tô a fim. Por enquanto eu Vou ficar aqui mesmo que tá tudo muito mais ou menos. Por enquanto… eu vou continuar estudando do mesmo jeito, por enquanto eu não vou me esforçar muito, por enquanto eu vou deixar a coisa do jeito que está para ver como é que fica.

Nessas três primeiras fases estão a quase totalidade dos estudantes.
Estudando errado (mundo comum), sonhando com a mudança (chamado à aventura) e com preguiça de mudar (recusa da mudança)

Sabe como eu vejo o joão? Eu vejo o João ainda deitado no Sofá de casa vendo televisão e a vida passando lá fora. Outras pessoas estudando, tomando decisões, caminhando e andando para frente em direção ao seu futuro. Mas o João está lá no sofazão recusando e relutando com o chamado para aquela aventura.Essa é a fase do mimimi!

O João conversa consigo mesmo falando assim: eu nem sou muito inteligente e capaz para conseguir entrar nessa faculdade, não sou muito esforçado para ir bem no ENEM, e muito menos passar num concurso qualquer.

Na verdade o João apenas não sabe que dentro dele há um gênio adormecido.

E existe um Gênio capaz de transformar esse seu desejo em algo muito real. Este gênio pode tornar todos os seus desejos em realidades muito concretas. Este Gênio NÃO SOU EU!

E eu também não estou falando do gênio da lâmpada.
Eu estou falando daquele gênio que é inteligente prá caramba e que habita dentro de você e dentro do João, dentro de cada estudante.

Sabe aquele gênio que mora na lâmpada mágica? Ele realiza seus desejos de forma mágica.
E só realiza três desejos. Só que ele só existe no desenho do Aladim.

O gênio que habita dentro de você é você mesmo,
e pode realizar quantos desejos você quiser.

Aquele gênio, que Não existe, é azul.

O gênio adormecido dentro de você mesmo é de carne e osso e consegue transformar qualquer desejo em realidade. É com esse gênio que eu vou conversar agora.

Se ele está acordado e te fez tirar a nota desejada no ENEM parabéns. Em breve eu vou te explicar como aproveitar melhor cada segundo, cada minuto, cada aula do seu curso. Vou te ensinar como não cometer os mesmos erros que você pode ter cometido ao longo do seu ensino médio ou de toda a sua vida escolar.. Vou te explicar como conseguir bolsas durante a faculdade, bolsas que te permitirão receber cerca de R$ 500 por mês das instituições de fomento à pesquisa, tal como o CNPq e as Fundações de Amparo à pesquisa Estaduais. Vou te ensinar como emendar seu curso superior, com seu mestrado e com seu doutorado E isso e mais outros assuntos muito interessantes, serão os tópicos nos próximos vídeos. E só para você saber … eu entendo desse assunto porque eu estudei com bolsas na graduação, no mestrado e no doutorado. Eu já fui professor universitário, Eu já fui responsável pelo departamento de bolsas de iniciação científica, coordenador de cursos, trabalhei num setor de pós-graduação e fui diretor acadêmico, e cheguei a ser selecionado como avaliador do MEC para cursos de Ensino Superior. Então, ao longo dos próximos dias eu vou falar com você sobre como melhorar o aproveitamento da sua faculdade.

Mesmo assim eu preciso que você continue assistindo esse vídeo até o final porque ele também vai te ajudar a entender os próximos vídeos.

Mas hoje eu vou tentar acordar o gênio adormecido daquele que não conseguiu tirar a nota esperada no ENEM.

Vamos lá… não recuse o seu chamado. Saia da sua zona de conforto.

Hoje você terá apenas duas tarefas:

A primeira tarefa é apenas assistir o vídeo do link que eu coloquei aqui embaixo. Nesse vídeo que eu publiquei na semana do foco e concentração dos estudos eu ensinei algumas estratégias, táticas e técnicas para você estudar corretamente. Clique e assista!

A segunda tarefa é inscrever no meu canal do youtube. Basta procurar no youtube COMO ESTUDAR RUBENS SAMPAIO que meu canal aparece na hora. Assim você vai passar a receber meus vídeos diariamente pelo youtube. OU ENTÃO CLIQUE AQUI NESSE INSTANTE.
É bom que você saiba que os vídeos que eu libero diariamente no youtube eles são liberados antecipadamente no meu site comoestudar.com.br. Primeiro eu libero no site e depois eu libero no youtube e no facebook.

No próximo vídeo nós vamos atravessar as etapas 4, 5 e 6 da Jornada do Estudante.
Lá eu falarei da quarta etapa que é busca pelo Mentor que vai te ajudar a superar a sua relutância, a sua recusa em viver a sua aventura. Depois falarei da 5a etapa que é começo da aventura prá valer. E a 6a etapa que é a identificação dos seus aliados e dos seus inimigos nessa aventura da aprendizagem.

Até lá

TODOS OS VÍDEOS DA JORNADA DO ESTUDANTE

Vídeo 31/365 – A JORNADA DO ESTUDANTE. Em qual fase dessa Jornada você se encontra?

Vídeo 32/365 – AS 12 ETAPAS DA JORNADA DO ESTUDANTE. Em qual fase você se encontra?

Vídeo 33/365 – 1ª Etapa – O Mundo Comum

Vídeo 34/365 – 2ª e 3ª Etapas – O Chamado à Aventura e a Recusa ao Chamado

Vídeo 35/365 – 4ª, 5ª e 6ª Etapas – O Mentor, O Início do Caminho, Aliados e Inimigos

Vídeo 36/365 – 7ª, 8ª e 9ª Etapas – Preparação, Provação e Recompensa

Vídeo 37/365 – 10ª, 11ª e 12ª Etapas – A Volta, A Vida Nova e o Retorno com a Recompensa

Vídeo 38/ 365 – O Encerramento da Jornada do Estudante – em breve

As Poderosas Ferramentas e O Mapa da Jornada do Estudante que se prepara para o ENEM ou Concursos Públicos estão aqui

ACESSO DIAMANTE – O CURSO COMO ESTUDAR – Clique Aqui Apenas Se Você Quiser Voar Muito Mais Alto.

Deixe seu comentário

comentários