COMO ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

COMO ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

 Muita gente me pergunta assim… Prof Rubens, como estudar sozinho para concursos públicos? Dá para ser aprovado ser fazer cursinho preparatório? Hoje eu vou responder a essa pergunta de forma bem detalhada. Leia com atenção este texto porque ele vai te ajudar mesmo que você esteja estudando sozinho ou não. Vamos lá…

Você pode estudar em grupo. Você pode estudar na sala de aula. Você pode aprender enquanto vê televisão. Você pode aprender com os amigos em qualquer tipo de ambiente. Você pode até mesmo aprender algo num bar ou num estádio de futebol. Mas o resultado da aprendizagem é algo que ficará confinado e armazenado dentro do seu cérebro.

Então sob certo aspecto todo processo de aprendizagem tem uma dimensão solitária que não dá para eliminar do processo de aprendizagem. Afinal tudo que você aprende, você aprende do seu jeito e fica no seu cérebro.

Nosso cérebro é uma máquina de aprender.

Toda criança é PhD em aprendizagem. Por isso os filhotes humanos nascem tão despreparados.

Os filhotes humanos não são como os filhotes de tartaruga e de muitos outros répteis que não precisam do cuidado materno e que não precisam aprender nada. Quando o filhote de tartaruga sai do ovo ele já sabe que ele precisa correr para o mar. E a partir daí ele vai crescer sem precisar da mãe, dos pais ou dos irmãos.

O filhote humano, ao contrário do filhote de tartaruga, não sabe quase nada. E vai precisar aprender quase tudo. Portanto, aprender para o bebê, para a criança, para o adolescente, para o jovem é algo vital, é algo essencial. A tartaruguinha já nasce sabendo tudo que precisa saber. O bebê humano nasce completamente ignorante.

Imagine o seguinte experimento: coloque na areia da praia um bebê humano recém-nascido e um filhotinho de tartaruga também recém-nascido. Qual deles terá mais chance de sobreviver? O filhote de tartaruga já sabe andar, já sabe para onde tem que ir, já sabe nadar, já sabe se alimentar sozinho e corre direto para o oceano. O filhote de ser humano não vai conseguir fazer nada. Vai morrer ali mesmo porque ele não tem a mínima condição de fazer qualquer coisa que seja sem a ajuda de outro ser humano que seja pelo menos capaz de andar.

Portanto, aprender é algo absolutamente essencial para o ser humano bebê, criança, adolescente. E para os jovens adultos, para os adultos e até mesmo para as pessoas idosas, aprender é algo que não poderá jamais ser deixado de lado. O ser humano já começa a aprender ainda dentro da barriga (identificando a voz da mãe) e não para de aprender nunca mais.

Todas as situações da vida podem ser situações de aprendizagem.

E como eu já disse podemos inclusive aprender em grupos, nas salas de aula, nos bares. Mas o resultado da aprendizagem é extremamente solitário, é extremamente individual. Isto porque o resultado do seu estudo e de tudo que você aprendeu vai ficar confinado dentro da sua caixa craniana, mais especificamente dentro de uma massa gosmenta e cinzenta chamada cérebro.

Tudo que você aprender ao longo da vida estará armazenado no seu cérebro.

Portanto, de alguma forma todo ato de aprendizagem, sob certo aspecto é um ato solitário. Ainda que você esteja aprendendo em grupo, o resultado da aprendizagem é extremamente único e solitário. E por isso você precisa saber COMO ESTUDAR SOZINHO.

E em muitas situações da vida, você vai precisar estudar sozinho e aprender muitas coisas sozinho e sem a ajuda de ninguém.

É claro que se você estiver lendo um livro, você estará recebendo a ajuda do autor do livro. Mas ainda assim, o esforço da leitura, das anotações será um esforço individual, exclusivamente seu. Não adianta que outra pessoa leia o texto para que você assimile o conteúdo daquele texto.

Por isso vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a incrementar a sua capacidade de estudar sozinho.

Dica #01 – Como estudar sozinho – O QUE EU SEI SOBRE ESTE ASSUNTO?

COMO ESTUDAR SOZINHO: O QUE EU SEI SOBRE ESTE ASSUNTO? Antes de começar a estudar sozinho a respeito de qualquer coisa, pergunte-se sobre o que você já sabe sobre esse assunto. E comece a estudar sozinho a partir do que você já sabe. Se você quer começar a estudar sozinho a respeito de um assunto que você não sabe absolutamente nada, parta para dica seguinte.

 

Dica #02 – Como estudar sozinho – APRENDA OS RUDIMENTOS SOBRE ESTE ASSUNTO.

COMO ESTUDAR SOZINHO: APRENDA OS RUDIMENTOS SOBRE ESTE ASSUNTO – Se você percebeu que você não sabe nada deste assunto sobre o qual você pretende aprender alguma coisa, você precisará aprender os rudimentos, os princípios, os aspectos mais elementares deste assunto. Portanto você deve começar com um artigo muito simples, um verbete de alguma enciclopédia na internet, um verbete da wikipédia um resumo, um manual. Comece do mais simples.

 

 Dica #03 – Como estudar sozinho – PEÇA INDICAÇÕES DE BONS LIVROS SOBRE O ASSUNTO.

COMO ESTUDAR SOZINHO: PEÇA INDICAÇÕES DE BONS LIVROS SOBRE O ASSUNTO. Você precisa fazer isso, porque você está estudando sozinho e não terá muitas chances de perguntar alguma coisa para alguém. Então comece do começo. Se você conhece alguém que entende do assunto, um professor, um colega… peça para esse expert uma indicação de um livro bom para você que está começando, ou procure algum vídeo bom no youtube que possa te ajudar a entender os princípios deste assunto.

 

Dica #04 – Como estudar sozinho – ESTUDE UM POUCO TODO DIA

COMO ESTUDAR SOZINHO: ESTUDE UM POUCO TODO DIA. Se você quer mesmo aprender como estudar sozinho, outra dica muito importante é esta: todo dia estude um pouco sobre este assunto. Mesmo que você só tenha 10 ou 15 minutos não deixe de estudar um pouco sobre este assunto.

 

Dica #05 – Como estudar sozinho – ESCOLHA SEU LOCAL E SEU HORÁRIO DE ESTUDO.

COMO ESTUDAR SOZINHO: ESCOLHA SEU LOCAL E SEU HORÁRIO DE ESTUDO. Para dar mais consistência ao seu estudo, reserve um horário e um local de estudo. Afinal se você quer mesmo aprender como estudar sozinho, se essa é a sua condição de aprendizagem, você tem se ajudar criando condições ambientais adequadas que favoreçam o estudo solitário. Pode até ser que esse horário e esse local seja o momento em que você está se deslocando para o trabalho ou para a faculdade, dentro do ônibus. Não importa. Todo dia nesse horário de deslocamento, aproveite para estudar um pouco.

 

Dica #06 – Como estudar sozinho – FAÇA A REVISÃO MENTAL DO QUE VOCÊ ACABOU DE ESTUDAR

COMO ESTUDAR SOZINHO: FAÇA A REVISÃO MENTAL DO QUE VOCÊ ACABOU DE ESTUDAR (revisão zero / micro-revisão / revisão de saída). Assim que você terminar de estudar, faça uma revisão mental bem rápida. Pergunte-se a si mesmo sobre o que você acabou de estudar e mentalmente explique para você mesmo o que você acabou de estudar. Esta breve revisão chama-se micro-revisão, ou revisão de saída, ou revisão de contenção). Quando você revisa você faz uso da força de recuperação. Mas como você acabou de estudar seu esforço não será muito grande.

 

Dica #07 – Como estudar sozinho – FAÇA A REVISÃO MENTAL DO QUE VOCÊ VAI COMEÇAR A ESTUDAR

COMO ESTUDAR SOZINHO: FAÇA A REVISÃO MENTAL DO QUE VOCÊ VAI COMEÇAR A ESTUDAR (primeira revisão / revisão de entrada). Quando você for iniciar um novo período de estudo, esforce-se para lembrar o assunto estudado no seu último período de estudo. Se ontem você estudou esta disciplina, e hoje você vai estudá-la novamente, antes de começar o estudo de matéria nova, use a força de recuperação e tente se relembrar do que estudou ontem.

 

Dica #08 – Como estudar sozinho – FAÇA A REVISÃO DAS PONTAS EM TODOS OS MOMENTOS DE ESTUDO

COMO ESTUDAR SOZINHO: FAÇA A REVISÃO DAS PONTAS EM TODOS OS MOMENTOS DE ESTUDO – Se você revisa no começo e no fim do período de estudos você está realizando o que eu chamo de aprendizagem das pontas. Isso mesmo… a aprendizagem está nas pontas. A aprendizagem está no começo e no fim do período de estudos. Esse são os momentos mais cruciais do seu processo de aprendizagem. A APRENDIZAGEM ESTÁ NAS PONTAS. Esta dica é muito importante. Se você guarda esta ideia de que a APRENDIZAGEM ESTÁ NAS PONTAS e conseguir fazer essas revisões todas as vezes que você for estudar, sua aprendizagem será transformada e sua aprovação estará garantida.

 

Dica #09 – Como estudar sozinho – ESTUDE FAZENDO EXERCÍCIOS QUE POSSAM SER CORRIGIDOS POR VOCÊ

COMO ESTUDAR SOZINHO: ESTUDE FAZENDO EXERCÍCIOS QUE POSSAM SER CORRIGIDOS POR VOCÊ. Para ver se você está mesmo aprendendo você precisa fazer exercícios. Lembre-se você está querendo aprender como estudar sozinho. Então, se você não tem um professor, um mentor ou alguém que possa corrigir seus exercícios, você mesmo precisará ser o corretor e o avaliador da própria aprendizagem. Por isso é muito importante fazer exercícios. Se você nunca faz exercícios, e só vai fazer questões no dia da prova… você corre o sério risco de ir para a prova sem ter noção de quanto você aprendeu, sem ter noção se você estava mesmo estudando do jeito certo ou do jeito errado.

 

Dica #10 – Como estudar sozinho – INCORPORE UM MÉTODO DE ESTUDOS QUE INTEGRE ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS DE ESTUDO

COMO ESTUDAR SOZINHO: INCORPORE UM MÉTODO DE ESTUDOS QUE INTEGRE ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS DE ESTUDO. A grande maioria dos especialistas em aprendizagem em geral e aprendizagem para concursos não sabe distinguir estratégias, táticas e técnicas de estudo. É muito importante que você saiba que você precisa destas três ferramentas. Um alicate, um martelo e uma chave inglesa são ferramentas diferentes. Mas tem gente que pega a chave inglesa e usa como martelo. Tem gente que pega a chave inglesa para usá-la como alicate. E às vezes usa a chave inglesa como chave inglesa mesmo.

Ou seja, tem muita gente muito competente que ainda mistura estratégias com táticas e técnicas. Estou querendo dizer, que tem muita gente que confunde as coisas ou mesmo que acham que estratégias são a mesma coisa que táticas, que por sua vez são a mesma coisa que técnicas. De forma alguma.

Então, saiba que não tem como estudar sozinho se você não tiver as mínimas noções metodológicas para estudar do jeito correto.

Agora preste atenção, porque as próximas dicas são super importantes e são elas que vão explicar a diferença entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS DE ESTUDO.

 

Dica #11 – Como estudar sozinho – ADOTE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO COERENTES.

COMO ESTUDAR SOZINHO: ADOTE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO COERENTES.

Para todos aqueles que querem mesmo saber como estudar sozinho para concursos para serem aprovados rapidamente,  eu explico as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem.

  • As Estratégias respondem à pergunta POR QUE ESTUDAR?
  • Estratégias de Estudo organizam a sua Mente para estudar melhor.
  • Elas dão a DIREÇÃO dos seus estudos.
  • Elas definem suas metas de LONGO PRAZO.
  • Elas são SEMÂNTICAS porque indicam o SENTIDO dos seus estudos.
  • As Estratégias dão COERÊNCIA ao seu projeto de estudos.

Se você tem ESTRATÉGIAS, e não tem táticas e técnicas, você é um ótimo PLANEJADOR, mas não sabe ORGANIZAR seus estudos e nem consegue ESTUDAR para valer,  e consequentemente não vai aprender nada e não vai ser aprovado.

As Estratégias de Estudo são as seguintes:

  1. Entender a estrutura associativa do cérebro,
  2. Desenhar seu Projeto de Vida,
  3. Estabelecer Metas,
  4. Construir seu Domínio Básico,
  5. Instalar seu Viés de Confirmação,
  6. Identificar e aprofundar as principais características do seu Perfil de Estudante.
  7. Fazer o DAASHE – Diagnóstico e Avaliação da Sua Aprendizagem e dos Seus Hábitos de Estudo
  8. Estudar com Método.

 

Dica #12 – Como estudar sozinho – ADOTE TÁTICAS DE ESTUDO CONSISTENTES

COMO ESTUDAR SOZINHO: ADOTE TÁTICAS DE ESTUDO CONSISTENTES

Já apresentei as Estratégias, agora vamos para as Táticas.

Para todos aqueles que querem mesmo saber como estudar sozinho para concursos porque desejam  ser aprovados sem gastar muito dinheiro,  sem cursinho e economizando no material eu explico as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem. ATENÇÃO: Estas dicas de estudo são muito importantes.

  • As Táticas respondem à pergunta ONDE ESTUDAR? E QUANDO ESTUDAR?
  • Táticas de Estudo organizam o seu Ambiente de estudo.
  • Elas dão a CONDIÇÃO para um estudo adequado.
  • Elas definem suas metas de MÉDIO
  • Elas são ORGÂNICAS porque dão bem-estar e conforto aos seus estudos.
  • As Táticas dão AMBIÊNCIA E CONSISTÊNCIA ao seu tempo de estudos.

Se você tem TÁTICAS, e não tem estratégias e técnicas, você é um ótimo ORGANIZADOR, mas não sabe PLANEJAR seus estudos e nem consegue ESTUDAR para valer, e consequentemente não vai aprender nada e não vai ser aprovado.

As principais TÁTICAS são as seguintes

  1. Escolher seu Ambiente de estudo;
  2. Organizar seu ambiente;
  3. Fazer atividade física;
  4. Dormir o necessário;
  5. Alimentar-se adequadamente;
  6. Estabelecer Metas de médio prazo;
  7. Seguir um horário ou um ciclo;
  8. Fazer Revisões semanais, mensais, bimensais;
  9. Gerenciar seu tempo;
  10. Otimizar sua leitura

 

Dica #13 – Como estudar sozinho – ADOTE TÉCNICAS DE ESTUDO EFICIENTES 

COMO ESTUDAR SOZINHO: ADOTE TÉCNICAS DE ESTUDO EFICIENTES

Você já conhece as Estratégias e as Táticas. Agora vamos para as Técnicas.

Se você deseja saber como estudar sozinho para concursos porque sonha com uma aprovação que vai transformar a sua vida, você também precisa entender as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem. Entenda agora para que servem as Técnicas.

  • As Técnicas respondem à pergunta COMO ESTUDAR?
  • Técnicas de Estudo organizam o seu momento PRESENTE de estudo.
  • Elas te ajudam na EXECUÇÃO do seu plano de estudo.
  • Elas definem suas metas de CURTO
  • Elas são MECÂNICAS porque dão eficácia aos seus estudos.
  • As Técnicas dão EFICIÊNCIA ao seu ato de estudo.

Se você tem TÉCNICAS, e não tem táticas e técnicas, você é um ótimo ESTUDADOR, mas não sabe nem PLANEJAR e nem ORGANIZAR seus estudos. Você estuda muito e aprende  pouco. Esse é o candidato bruto, que estuda muito, mas do jeito errado, sem qualidade. Esse candidato tem muita força de vontade, é muito determinado mas tem pouco resultado. Ele tem chances de ser aprovado. Mas é provável que demore muito para passar.

As principais TÉCNICAS são as seguintes:

  1. Estudar de forma confortável
  2. Cumprir as  metas de curto prazo diariamente
  3. Cumprir seu horário e seu ciclo de estudos
  4. Executar a revisão no início e no fim dos períodos de estudo
  5. Fazer intervalos a cada 30 minutos
  6. Utilizar as técnicas de otimização da leitura
  7. Fazer anotações
  8. Revisar as anotações
  9. Fazer exercícios de revisão E DE EXPLICAÇÃO
  10. Beber água
  11. Fazer Exercícios de Concentração
  12. Fazer a Gestão da Ansiedade
  13. Usar a tecnologia de forma otimizada

Muita gente quer melhorar de vida, mas não quer mudar de vida!

Muita gente me pergunta, Prof. Rubens COMO ESTUDAR SOZINHO, sem fazer cursinho, sem comprar material, estudando pouco, gastando pouco, passando rápido? Muita gente quer ser servidor público, muita gente quer melhorar, mas não quer mudar, não quer se esforçar. Muita gente acha que basta se inscrever no primeiro concurso que aparece, e aparecer no dia da prova e contar com a sorte. Isto não existe.

Muita gente está se preparando. E a sorte só vai ajudar quem estudou. Porque… quem estudou vai ter a sorte de enfrentar questões que ele vai saber resolver. E se você não estudou do jeito certo, não tem sorte que possa te ajudar. Pois bem.

Então, siga as dicas acima e comece a sua preparação com muita vontade e bem orientado.

Se você quer facilitar a sua provação, conheça o MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS.

É possível ser aprovado sozinho. Mas uma ajuda sempre cai bem. Boa sorte!

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

 

Deixe seu comentário

comentários