COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS – 47 DICAS PARA CONCURSANDOS INICIANTES

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO – 47 DICAS PARA CONCURSANDOS INICIANTES

Se você quer saber como estudar para concurso público, se você está começando a sua preparação este artigo vai te ajudar muito.

Leia este texto até o fim  e você  vai descobrir quais são os 5 fatores críticos da sua aprovação, além de  descobrir como  ganhar TEMPO, como economizar muito dinheiro.

Depois que você aprender COMO ESTUDAR PARA CONCURSO você vai antecipar sua aprovação e vai adiantar o recebimento do seu primeiro contra-cheque como servidor público concursado, nomeado,  empossado e em exercício.

Em breve, você  terá estabilidade no emprego, terá férias todos os anos, terá seu 13º garantido, não poderá ser mandado embora nunca mais. Basta aprender como estudar para concurso.

Em muitos cargos públicos você não precisará cumprir a jornada de 44:00 semanais. Muitos cargos tem apenas 40 h semanais, outros 35h e alguns até mesmo só 30h sem prejuízo do salário. Por causa disso depois de aprovado você  terá muito mais tempo com a sua família.

Você terá um bom plano de saúde.

Talvez consiga até fazer viagens internacionais todo ano.

Além das férias, vai ter direito ao recesso de fim de ano.

Você vai economizar dinheiro e colocá-lo na poupança ou em algum investimento.

A primeira coisa que um novo servidor público faz é financiar sua casa própria, pois os juros cobrados dos servidores são irrisórios.

Você vai ter uma aposentadoria diferenciada, vai poder trocar de carro com mais frequência.

Seus filhos poderão estudar numa escola particular, poderão fazer faculdade…Isto é a realização de um sonho.

Você vai fazer parte daquele 1% da população que tem tudo que é necessário para viver e mais um pouco.

Leia todas as dicas deste ebook e descubra como conseguir tudo isso.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 01

Os Aprovados em concursos públicos não são as pessoas mais inteligentes.

Esta é a constatação mais evidente de mais de 20 anos trabalhando com estudantes e com candidatos que querem aprender como estudar para concurso público. As pessoas que conseguem ser aprovadas elas apenas sabem estudar do jeito certo. E para começar  a estudar do jeito certo leia e acompanhe todas as dicas de estudo que estão logo abaixo, e que também serão publicadas nos vídeos do meu canal no Youtube e no Facebook, pois elas vão te ajudar a criar um excelente plano de estudo para concurso.

Você precisa saber que os Aprovados são pessoas comuns, normais como você. São candidatos, estudantes, concurseiros que não se destacam por serem muito inteligentes. Mas se destacam e são aprovados porque eles adotaram boas estratégias, boas táticas e boas técnicas de estudo que aceleraram a aprovação deles. Eles aprenderam como estudar para concurso muito rapidamente.

É muito comum ver pessoas sendo aprovadas em 2 ou 3 anos. Mas é possível reduzir esse prazo e conseguir ser aprovado até mesmo em um ano, até mesmo para concursos com graus elevados de dificuldade. E essa aprovação rápida só acontece com quem sabe como estudar para concurso.

Aqui, comigo,  você vai aprender as diferenças entre estratégias, táticas e técnicas e estudo e vai aprender como integrá-las para conquistar uma aprovação rápida e segura.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 02

Escolha o cargo e a carreira pública específicos, para estudar com foco.

Esta dica de estudo é muito importante! O cargo escolhido deve estar no cabeçalho do seu plano de estudo para concurso.

A escolha da carreira vai definir o que você deve estudar e como estudar. Você pode escolher um cargo público dentro do poder executivo, dentro do poder legislativo, dentro do poder judiciário. E dentro de cada um dos poderes há várias camadas, vários níveis possíveis para você entrar. Há concursos que exigem apenas o Ensino Fundamental, outros concursos que exigem apenas o Ensino Médio. Há outros concursos que exigem o Ensino Superior. E os concursos mais exigentes dentro do poder Judiciário exigem 3 anos de atividade jurídica.

Se você quer dar o primeiro passo para descobrir como estudar para concurso público, e ser aprovado rapidamente, você deve escolher seu cargo antes de fazer qualquer outra coisa.

Sem definir seu cargo, sem definir seu objetivo, sem definir sua meta, o seu estudo também será um estudo sem objetivo, sem metas e sem foco. “Rio sem margem não chega no Oceano”. Sem metas definidas você vai estudar muito e não vai aprender nada. Você vai desperdiçar energia, tempo e dinheiro. Vai se desgastar emocionalmente. Vai prejudicar seus relacionamentos.

Estude com foco para um cargo específico e para uma carreira específica!

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 03

Conheça melhor a carreira escolhida, ao vivo e em cores.

Depois de ter escolhido o cargo e a carreira, vá até a repartição pública, ao posto fiscal, à vara da justiça do trabalho, à procuradoria, à prefeitura… e converse com os servidores que já ocupam aquele cargo que você tanto almeja, para que eles possam te informar sobre a própria carreira. Assim você vai ver e sentir de perto como é o exercício daquele cargo.

Se você for aprovado numa carreira que não te faz feliz, depois de aprovado, será muito difícil você decidir estudar novamente para outro cargo. Então, já direcione seus estudos para o cargo escolhido. E pergunte aos servidores se eles têm algumas dicas de estudo que possam te ajudar a ser aprovado como eles.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 04

Conheça os Cargos de Ensino Médio e Ensino Superior.

Dentro do poder judiciário, os cargos mais concorridos são os cargos de técnicos (ensino médio) e analistas (ensino superior) com uma remuneração muito boa para iniciar sua carreira no serviço público.

Nos Estados há concursos públicos para técnicos, analistas e oficiais de justiça dos próprios Tribunais de Justiça. Nos Estados, também há concursos para técnicos e analistas dos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho. Estes concursos são muito recorrentes. Todo ano, por todo o Brasil, são realizados muitos concursos para esses cargos.

E não se esqueça da Justiça Federal.

No Brasil a Justiça Federal está dividida em 5 grandes regiões – TRF1, TRF2, TRF3, TRF4 e TRF5. Cada tribunal federal faz o próprio concurso para técnicos e analistas. E cada tribunal faz o próprio concursos para os seus juízes Federais.

Mas há também os concursos do Legislativo para as Câmaras Municipais de cada município, para as Assembleias Legislativas de cada Estado (e para a Câmara Legislativa do DF). Esses concursos também são muito numerosos, apesar de serem menos conhecidos e menos concorridos.

Finalmente os concursos públicos para os Poderes Executivos Municipais, Estaduais e Federal também são muito numerosos e muito variados, sendo que os mais procurados são concursos para fiscais da receita federal, para fiscais da receita estadual, para fiscais do trabalho,  para procuradores do município, procuradores do estado ou para procuradores federais (Advocacia Geral da União, Procuradoria da Fazenda Nacional).

Uma das carreiras mais interessantes e de mais prestígio dentro do Poder Executivo é a Carreira Diplomática. O candidato aprovado toma posse como Terceiro Secretário no Ministério das Relações Exteriores. O novo diplomata terá a chance de trabalhar no exterior, nas embaixadas e nos consulados brasileiros. É um concurso muito regular, que acontece todos anos impreterivelmente.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 05

Conheça os Cargos no Ministério Público – técnicos, analistas e Promotores ou Procuradores.

Outros concursos muito interessantes são aqueles dos Ministérios Públicos. Os cargos do MP são simétricos aos cargos dos Tribunais. Você poderá concorrer aos cargos de Técnicos ou Analistas dos Ministérios Públicos Estaduais, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal.

Se você quer saber como estudar para concurso do Ministério Público descubra como é a estrutura do Ministério Público da União para escolher com exatidão a carreira dos seus sonhos.

Os concursos para os cargos nos Ministérios Públicos Estaduais são regionalizados. Cada Estado realiza o seu concurso para selecionar os Promotores de Justiça do seu Estado.

Os concursos para o Ministério Público da União são unificados para selecionar técnicos e analistas. E as provas acontecem nas capitais dos Estados, mas o concurso é unificado.

Vou explicar melhor… O MPU é constituído pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério público do DF e pelo Ministério Público Militar. E os concursos para técnicos e analistas do MPU são feitos de forma unificada para todos os ramos do MPU. Há um único concurso para selecionar técnicos e analistas que serão distribuídos pelo MPT, pelo MPF, pelo MPDF, e pelo MPM.

Os concursos para técnicos exigem apenas o segundo grau. Mas há muita gente com ensino superior que tem como objetivo ser aprovado num concurso de técnico.

Mas os concursos para Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) são feitos pelo próprio MPT. E também exigem os 3 anos de atividade jurídica.

Os concursos para Procuradores do Ministério Público Militar (MPM) são feitos pelo próprio MPM. E também exigem os 3 anos de atividade jurídica.

Os concursos para Procuradores do Ministério Público Federal  (MPF) são feitos pelo próprio MPF. E também exigem os 3 anos de atividade jurídica.

E os concursos para Procuradores do Ministério Público do DF (MPDF) são feitos pelo próprio MPDF. E também exigem os 3 anos de atividade jurídica.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 06

Conheça os Concursos Públicos para Juízes, Promotores ou Procuradores.

Esses são os concursos públicos mais difíceis pois exigem um curso específico que é o curso de Direito. E ainda exigem pelo menos 3 anos de atividade jurídica após a conclusão do curso. O Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça tem resoluções específicas que regulam como deve ocorrer a seleção para estes concursos seja no âmbito estadual ou no âmbito federal. Antes de começar a estudar para concurso público deste nível, leia as portarias ou resoluções que regulam os editais destes concursos.

Os concursos para juízes de direito dos estados são realizados pelos Tribunais de Justiça de cada Estado. E isso permite que ocorram vários desses concursos todos os anos.

Além da Justiça Estadual, no Brasil também temos a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho. E cada Tribunal Estadual, cada Tribunal Federal faz o seu próprio concurso para juízes.

Na Justiça do Trabalho até bem pouco tempo, os concursos para juízes eram regionalizados. Cada Tribunal Regional do Trabalho tinha autonomia para fazer seu próprio concurso. Em 2017 ocorreu o primeiro concurso Público Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho.  Mas recentemente o Tribunal Superior do Trabalho autorizou novamente os concursos regionalizados.  Então, quanto a este concurso é importante acompanhar as mudanças que estão acontecendo.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 07

Acompanhe um jornal ou um site especializado em concursos públicos.

Para ficar sintonizado e atualizado a respeito de concursos públicos em todo o Brasil inscreva-se nos principais sites de concursos ou assine os jornais especializados. Estes sites acompanham todas as etapas dos principais concursos nacionais e estaduais e ainda divulgam concursos pouco concorridos que podem ser muito interessantes para você.

Esses jornais e sites também sempre trazem boas dicas de estudo e às vezes até mesmo trazem um plano de estudo para concurso.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 08

Acompanhe os Concursos em Brasília.

Esta dica de estudo pode mudar sua vida!

Em Brasília estão os órgãos superiores dos três poderes. Em Brasília você poderá acompanhar os concursos para os Tribunais Superiores ( STF, STJ, TST), os concursos para os mais variados ministérios e os mais variados órgãos públicos. Em Brasília há muitos concursos sendo realizados durante todo o ano. Se no seu plano de estudo para concurso você vislumbrar a hipótese de morar em Brasília você vai ampliar consideravelmente as possibilidades de passar no concurso dos seus sonhos.

Brasília é o paraíso dos concurseiros.

Quando eu tomei posse no Ministério da Integração Nacional eu mudei para Brasília e continuei estudando para outro concurso. E depois do trabalho eu ía direto para a Biblioteca Nacional e ficava estudando por mais algumas horas, até a Biblioteca fechar.

E na Biblioteca conheci muita gente que estudava para concursos que eu nem imaginava que poderiam existir.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 09

Conheça os Concursos para Polícia.

Muita gente também se interessa pela carreira policial. E esta carreira traz oportunidades para todos os níveis de formação. Você pode trabalhar na polícia tendo apenas o ensino médio ou mesmo tendo o ensino superior.  Você poderá trabalhar na Polícia Civil do seu Estado, ou mesmo na Polícia Federal. Fique atento às regras dos editais. Geralmente nos concursos para polícia há exames que exigem aptidão física. Além de descobrir como estudar para concurso de Polícia, você também vai precisar estar em boa forma física.

Para o concurso de delegado você precisará do curso de Direito. Para os outros cargos, basta que você tenha o ensino médio ou o ensino superior, dependendo do cargo.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 10

Procure Concursos Menos Concorridos e Menos Conhecidos.

Esta dica de estudo é muito valiosa!

Nestes concursos públicos haverá uma concorrência bem menor e isto pode facilitar a sua aprovação. Há concursos públicos menos concorridos que são muito bem remunerados. Às vezes, um concurso municipal, pouco concorrido, numa cidade do interior pode oferecer uma remuneração muito boa que permita uma boa qualidade de vida no interior. Pode ser que a opção por um concurso menor seja muito melhor do que ser aprovado num concurso muito famoso, ainda que mais bem remunerado, mas com  pouca qualidade de vida numa capital como São Paulo, por exemplo.

Uma atitude inteligente é ampliar sua visão e olhar para concursos públicos menos cobiçados e menos concorridos. Isso pode facilitar sua vida, pode antecipar sua aprovação e pode servir de trampolim para futuras aprovações mais trabalhosas.

 

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 11

Cargos Menos Concorridos podem ser o seu trampolim.

Preste muita atenção nesta dica de estudo!

Muitos servidores lotados em cargos de maior prestígio, primeiramente foram aprovados em concursos públicos menores.

Veja só isso... 98% dos juízes federais, antes de serem juízes, foram servidores, técnicos, analistas, procuradores.

A aprovação num cargo trampolim dá tranquilidade financeira, aumenta sua autoestima e dá força e energia para o seu próximo passo.

Portanto, ser aprovado num concurso público que pareça irrelevante ou pouco importante pode ser o melhor passo e o passo mais seguro na direção da aprovação dos seus sonhos.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 12

Cursinho Preparatório... Fazer ou não fazer?

Depende...

Se você está muito cru, é bom fazer um ano de cursinho preparatório para você se nivelar mais rapidamente com os outros candidatos. O cursinho preparatório é uma espécie de imersão no mundo dos concursos públicos.

Outra vantagem de fazer cursinho preparatório é o contato com professores atualizados sobre o assunto. Se você precisa estudar 15, 20 disciplinas é muito difícil manter-se atualizado a respeito de tantas matérias. O professor tem obrigação de estar atualizado e comunicar as atualizações e as mudanças legislativas para você.

Além disso, no cursinho preparatório pode ser que você tenha contato com professores que exerçam a função para a qual você está se preparando. Se você quer ser juiz do trabalho, é muito provável que no cursinho preparatório você vá se encontrar com professores que são juízes do trabalho. E isso vai te ajudar na sua preparação.

Veja... Esta dica de estudo é muito importante e deve estar prevista no seu plano de estudo para concurso.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 13

Se você decidir fazer cursinho preparatório, faça um cursinho preparatório on-line

Dica de estudo FUNDAMENTAL. ATENÇÃO.

Os cursinhos preparatórios on-line são ao mesmo tempo uma benção e uma maldição para os concurseiros.  Eles são uma “benção” porque eles podem ser feitos em qualquer lugar do Brasil. E os cursinhos preparatórios on-line conseguem arregimentar os melhores professores do Brasil.

Um cursinho preparatório presencial não consegue reunir num só lugar, muitos professores muito bons. Os cursinhos preparatórios on-line conseguem reunir os melhores professores e entregar suas aulas para todos os pontos do Brasil.

O que pode parecer ruim ... é que os cursinhos preparatórios on-line aumentaram o nível da concorrência. Antes dos cursos on-line a maioria dos aprovados era constituída por aqueles alunos que conseguiam se deslocar para as grandes capitais e frequentar os melhores cursos presenciais.

Agora os melhores cursinhos preparatórios não são mais os presenciais e muita gente que antes não tinha condições de frequentar os cursos presenciais, em lugares distantes, agora conseguem frequentar os cursinhos preparatórios on-line.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 14

Participe de grupos – facebook, whatsapp, grupos de e-mails.

Se você quer aprimorar sua forma de como estudar para concurso, participe de grupos de concurseiros que estejam se preparando para o mesmo concurso. Apesar de todos serem concorrentes, há muita troca de informação, muita cooperação, há muita ajuda recíproca, muita colaboração, troca de material e isso ajuda na sua aprovação antecipada.

Não se inscreva em todos os grupos que aparecerem para você. Escolha apenas um ou dois no máximo e saia dos grupos com muitas distrações e pouco conteúdo.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 15

Leia o edital do último concurso.

É muito importante ler o edital. Saiba que 90% dos candidatos não leem o edital. Isto significa que a simples leitura cuidadosa do edital já é algo que vai te ajudar na sua preparação e na antecipação da sua aprovação.

A sua preparação e o seu estudo começam pela leitura do último edital publicado para o concurso dos seus sonhos.

Não há como estudar para concurso sem a leitura completa e exaustiva do edital.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 16

Assim que o novo edital for publicado, leia-o com toda a atenção.

Esta dica é uma das dicas de estudo mais importante de todas!

No edital estão as informações mais importantes do concurso público.

É muito comum que candidatos que se preparam há anos para um concurso público não leiam o edital tão esperado.

Se você não consegue ler nem o edital do concurso, como é que você vai ter condições de estudar para qualquer concurso?

Faça a análise do edital, veja se há novidades, veja se há matérias novas, veja se há alguma mudança significativa com relação ao edital anterior. Este é um dos procedimentos mais importantes para você estudar para concurso corretamente.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 17

Ao ler o edital, dê atenção especial às informações sobre a prova.

Ao ler o edital, descubra o valor das disciplinas, o valor das provas, a duração das provas, o local das provas. Veja se você pode usar relógio na prova. Veja que tipo de caneta você pode levar na prova.  A maioria dos editais pede CANETA PRETA TRANSPARENTE ou CANETA AZUL TRANSPARENTE. Se você levar uma caneta esferográfica com o tubo amarelo, você não vai poder fazer a prova.

Eu já vi gente que quase não pôde fazer a prova porque levou  uma caneta BIC com o tubo amarelo. E o fiscal disse que ele não poderia fazer a prova utilizando uma caneta diferente  da caneta prevista no edital. Por sorte deste candidato, outro candidato foi bastante solidário e emprestou uma caneta que estava sobrando no seu estojo.

Outra situação que pode causar surpresa...

Se você se preparou cronometrando as questões e descobrir na hora da prova que você não pode utilizar nenhum tipo de relógio, você vai ficar nervoso na hora da prova. Isto já aconteceu comigo. O edital dizia que não podia usar relógio digital. Então eu fui fazer a prova usando um relógio de ponteiro. E mesmo assim o fiscal exigiu que todos os candidatos retirassem qualquer tipo de relógio, até mesmo os relógios analógicos.

Então leia todo o edital para evitar surpresas e ansiedade.

No seu plano de estudo para concurso, coloque as informações mais importantes que você identificou no seu edital para lembrar-se destas exigências na hora da prova.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 18

Leia o edital para ver qual o material que você pode levar para consulta.

Há bancas que permitem levar material de consulta.

Mas você tem que ver se isto é permitido pelo  edital atual. Eu já vi situações em que houve mudanças de um edital para o outro. Pelo edital antigo era possível levar um determinado tipo de material. No edital novo houve mudanças e muita gente não percebeu que houve mudanças e levou o material permitido no edital antigo. Aí na hora da prova, foi um deus nos acuda... simplesmente porque o candidato levou o material permitido pelo edital antigo.

Há alguns concursos que tem várias fases. E em cada fase é possível levar um tipo de material diferente. Então muito cuidado para não confundir o material de uma fase com o material de outra fase.

No seu plano de estudo para concurso, coloque as informações mais importantes sobre os materiais, para não esquecer de nada no dia da prova.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 19

Leia o edital para ver o local da prova e para fazer reservas antecipadas em hotéis.

Algumas vezes   o edital é publicado sem o local da prova.

As informações sobre o local da prova são publicadas uma ou duas semanas antes da prova. Você já sabe a cidade, mas não sabe o bairro ou a escola em que a prova vai ser aplicada.

Quando os concursos públicos são muito concorridos você pode ter problemas para reservar hotéis, e às vezes você pode ter problemas de deslocamento para o local da prova.

Pode ser que você tenha se hospedado longe do local da prova e vai precisar tomar táxi, ônibus... Então não improvise. Descubra o local da prova e se possível vá até o local da prova um dia antes, para calcular quanto tempo você vai precisar para chegar até o local com folga e sem desespero.

No seu plano de estudo para concurso, coloque todas as informações mais importantes sobre horários de prova, chegada e saída do hotel. Faça a previsão do táxi, do Uber, do ônibus.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 20

Levar os documentos.

Não se esqueça de levar os documentos exigidos pelo edital. É muito comum ver candidatos sem os documentos de identificação no dia da prova. Sempre tem quem se esqueça de algo tão elementar.

No seu plano de estudo para concurso, enumere todos os documentos que você precisa reunir para sua prova.

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 21

Saiba quais são as disciplinas mais recorrentes.

As disciplinas mais recorrentes nos concursos públicos são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português e Raciocínio Lógico. Estas disciplinas estão presentes na maioria dos concursos mais concorridos.

Nem sempre as quatro disciplinas estão presentes ao mesmo tempo. Mas sem dúvida alguma elas são exigidas na maior parte das provas de concursos públicos.

No seu plano de estudo para concurso, indique as disciplinas mais importantes e as menos importantes. Ou as mais difíceis para você e as mais fáceis.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 22

Faça a análise das disciplinas para montar seu quadro ou ciclo de estudos.

Esta dica de estudo é muito importante!

Veja quais disciplinas tem mais valor. Tente descobrir quantas questões de cada disciplina vão cair na sua prova. Se o edital não indicar, você pode buscar esta informação fazendo a análise de provas anteriores. Essa análise vai ser decisiva na orientação sobre como estudar para concurso .

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 23

Faça a análise das provas anteriores resolvendo pelo menos as 5 últimas provas desse mesmo concurso.

As duas próximas dicas de estudo são muito valiosas, sobretudo porque pouca gente tem coragem de fazê-las. E se você as fizer isso, você estará na frente de muitos candidatos!

Analisando provas anteriores você vai descobrir quais são as disciplinas com maior número de questões. Você vai descobrir a ordem (provável) das disciplinas na sua prova. Você vai se familiarizar com a prova. E depois de resolver todas estas questões você vai descobrir quais disciplinas você está melhor e em quais disciplinas você tem mais dificuldade. Essa análise é fundamental para você quer saber como estudar para concurso de forma eficaz.

Além disso, quanto mais questões antigas você resolver, maior será a chance de você encontrar na sua prova uma questão repetida.

Há bancas que repetem questões de forma idêntica, ou que repetem sempre os mesmos assuntos, ou que simplesmente alteram a ordem das alternativas.

Veja a dica 33.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 24

Comece a sua preparação resolvendo as 5 últimas provas do seu concurso.

Esta dica de estudo é muito importante!

Comece seus estudos fazendo as últimas 5 provas, mesmo que você ainda saiba muito pouco  sobre todos os assuntos. E anote os resultados no seu plano de estudo para concurso.

Isso será fundamental para que você consiga dentro de alguns meses avaliar se seu estudo está proporcionando uma aprendizagem duradoura e consistente que vá te levar direto rumo a sua aprovação.

Avalie com profundidade os erros e acertos que você teve depois de responder às 5 últimas provas. Faça seu horário ou seu ciclo de estudos em função do seu resultado nesta bateria de questões.

Tente descobrir quais disciplinas você está com mais dificuldade e dedique-se um pouco mais a estas disciplinas mais complicadas para você. Esse raio-x  vai organizar todo seu estudo e vai indicar como estudar para concurso de forma mais pontual .

Veja a dica 33.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 25

Frequente ou assine sites de questões e aplicativos de questões

Há muitos sites e muitos aplicativos com questões de concursos. Alguns deles são muito bons e permitem que você treine questões diariamente.  Dê preferência para os sites e aplicativos que comentam as questões e que conseguem calcular o seu desempenho.

Esses aplicativos muitas vezes apresentam gráficos que conseguem ilustrar muito bem o seu crescimento ao longo da sua preparação.

Muita gente está utilizando estes recursos tecnológicos. Você não pode deixar de utilizá-los.

O uso destes sites de questões e/ou aplicativos vai permitir que você estude no ônibus, numa sala de espera, durante uma viagem, num táxi, num avião.

Além de fazer a revisão dos assuntos estudados, você vai conseguir otimizar seu tempo.

Todo centímetro, todo segundo aproveitado pode fazer diferença na sua aprovação.

Uma vez eu fui reprovado num concurso por causa de apenas 0,02 pontos. Fui reprovado por causa dois centésimos de um ponto. E eu fiquei me perguntando, onde e quando foi que eu poderia ter ganho estes dois centésimos? No dia que eu deixei de estudar para ficar vendo televisão? No dia que eu deixei de estudar porque eu tinha uma festa boba para ir? No dia que ao invés de dormir mais e descansar mais eu fiquei jogando tempo fora no facebook? Mas já não tinha mais como chorar o leite derramado. Por causa de 2 centésimos qualquer um de nós pode ser reprovado. Não deixe isto acontecer com você.

Use estes aplicativos para poder otimizar seu tempo de estudo e fazer revisões consistentes do seu estudo.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 26

Estude sempre com material atualizado.

Se você quer mesmo saber como estudar para concurso, essa dica de estudo é muito importante:  em hipótese alguma você deve estudar em livros antigos e desatualizados!

A internet facilitou muito a busca e a aquisição de material atualizado e de muito boa qualidade. Portanto, sempre estude com material atualizado.

Todos os aprovados vão usar material atualizado. Portanto, para estar entre os aprovados você não pode fazer diferente.

Material atualizado é condição fundamental para não correr riscos.

Utilizar material desatualizado é o risco mais bobo que alguém pode cometer. Afinal você vai gastar seu tempo de estudo com um material que não vai te servir de nada. Puro desperdício de tempo e de energia.

E depois de ter estudado algo que já está errado e ultrapassado, você terá que se esforçar para esquecer o que estudo errado e ainda vai fazer confusão com a matéria atualizada.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 27

Estude o texto de lei – a lei seca – nos sites oficiais que publicam as leis.

Esta dica de estudo é muito importante!

Em regra, os concursos  com nível de ensino médio que exigem no seu edital o estudo de leis, em geral  exigem apenas a leitura do texto da lei, exigem apenas a leitura lei seca, exigem apenas a lembrança do texto da lei ao pé da letra.

Nos concursos de ensino médio, dificilmente se exige muita doutrina e jurisprudência. E a lei seca você encontra na internet. As leis federais você vai encontrar no site do Planalto. Se você quer saber como estudar para concurso de ensino médio intensifique o estudo da lei seca.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 28

Estude sempre com livros atualizados e não utilize as apostilas dos cursinhos.

Os concursos que exigem nível superior cobram o texto da lei,  a lei seca (ao pé da letra) mas também cobram doutrina e às vezes cobram jurisprudência. Portanto, se você está se preparando para concursos de nível superior você vai precisar ler livros atualizados.

Se você está se planejando para estudar para magistratura ou ministério público você vai precisar de mais doutrina e mais jurisprudência do que da lei seca. A lei seca também será exigida nas suas provas. Mas apenas a lei seca não será suficiente.

Se você quer saber  como estudar para concurso de ensino superior que exijam os 3 anos de atividade jurídica você vai precisar equilibrar os estudos de lei seca, jurisprudência,  doutrina e livros de questões.

Os melhores candidatos vão utilizar os melhores materiais. Tem muito texto bom, escrito por autores de alto nível. E os candidatos aprovados sempre utilizam este tipo de material.

As apostilas de cursinhos são insuficientes na grande maioria dos casos. Os bons professores que também são autores, geralmente, tem seus livros publicados por editoras que são reconhecidas pela qualidade de seus produtos dirigidos exclusivamente para concurseiros.

Então nada de usar material de segunda categoria.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 29

Dê preferência aos cursos on-line.

Se você decidir fazer cursinho preparatório faça sua escolha por um cursinho  preparatório on-line.

Hoje, os melhores professores estão nos cursinhos preparatórios on-line.

Os cursinhos preparatórios on-line tem condições de contratar professores de lugares distantes, gravar suas aulas e distribui-las pela internet para todo o Brasil. Os cursos preparatórios presenciais ficam restritos aos seus limites geográficos.

Além disso, fazendo um cursinho preparatório on-line, você não vai precisar gastar tempo e nem gastar dinheiro com deslocamento, estacionamento, combustível, ônibus etc.

Há quem reclame de estudar em casa e prefira sair de casa para estudar fora, sobretudo porque a própria casa não oferece silêncio e conforto suficientes para estudar com concentração. Cada caso é um caso.

De qualquer forma, vale o esforço para tentar corrigir tudo que possa te atrapalhar dentro da sua própria casa, pois estudar em casa, por meio de um curso on-line vai gerar economia de tempo e dinheiro.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 30

Estude a legislação em áudio.

Se você quiser aproveitar bem o seu tempo, enquanto você estiver no trânsito, ou caminhando escute a lei seca em arquivos de MP3. Às vezes não vai dar para você fazer anotações, mas pelo menos você vai escutando e vai se familiarizando com o texto da lei. Muitos candidatos aprovados contam que ouviam aulas e leis em MP3 em períodos que pareciam ociosos. Se você quer saber  como estudar para concurso  de forma otimizada e inteligente, aproveite seu períodos ociosos para ouvir lei seca e aulas gravadas.

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 31

Se você gosta de ler no papel impresso compre uma impressora com bulk-ink

Agora vou te dar duas dicas de estudo muito importantes e que dizem respeito ao uso da tecnologia. Elas ajudam muito o candidato que quer mesmo saber como estudar para concurso de forma eficaz e robusta. Vamos lá...

A primeira dica diz respeito a sua impressora.

Se possível, compre uma impressora com jato de tinta que tenha instalado o bulk-ink.

A impressora com bulk-ink é a impressora mais econômica que existe. Você pode comprar um litro de tinta (1000 ml) pela metade do preço de um cartucho de tinta com 10ml. A economia é absurda. Vale a pena.

Hoje, você já encontra impressoras que já vem com o bulk-ink de fábrica. Outras impressoras são facilmente adaptáveis e podem ter o bulk-ink instalado numa casa especializada em manutenção de impressoras.

O maior problema é que depois da instalação do bulk-ink sua impressora perde a garantia de fábrica.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 32

Se você tem um notebook, ligue mais um ou dois monitores para utilizá-los com imagem expandida.

A segunda dica de estudo sobre tecnologia diz respeito ao monitor do seu computador.

É possível instalar um monitor externo no seu notebook.

Trabalhar com duas ou três telas é mais confortável do que trabalhar apenas com a tela do notebook.  Dependendo do notebook, você consegue instalar um monitor na saída VGA e outro monitor na saída HDMI e com isso você fica com três telas. É uma beleza trabalhar e estudar assim. Desse jeito você consegue assistir suas vídeo aulas numa tela, abrir seu processador de texto na segunda tela e consultar a legislação seca na terceira tela.

Adquirir mais um ou dois monitores pode ser um investimento caro para alguns, mas vai transformar sua forma de estudar para concursos e de trabalhar para o resto da sua vida. Você vai se distrair menos, porque não vai precisar mudar toda hora de tela. Esta dica é muito valiosa.

A maioria dos monitores tem as entradas para VGA e HDMI. Alguns permitem trabalhar com as duas telas externas expandidas. Outros permitem que você instale as duas telas externas, mas só permite expandir uma tela e duplicar a outra. Portanto, antes de comprar dois monitores faça os testes com monitores emprestados para evitar qualquer problema de compatibilidade.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 33

Depois de alguns meses de preparação repita as últimas 5 provas do seu concurso

Após alguns meses de preparação você precisa repetir aquelas 5 últimas provas para avaliar se se estudo está sendo proveitoso.

Tal como foi explicado nas dicas 23 e 24, depois de ter feito as 5 últimas provas pela primeira vez, você deveria ter anotado os resultados de cada disciplina para poder avaliar seu crescimento.

Depois de alguns meses, você repete a mesma bateria de provas e consegue avaliar se seus estudos estão no rumo certo ou se você vai precisar mudar alguma coisa.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 34

Adote Estratégias de estudo coerentes.

Para todos aqueles que querem mesmo saber como estudar para concursos para serem aprovados rapidamente,  eu explico as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem. Estas dicas de estudo são muito importantes.

  • As Estratégias respondem à pergunta POR QUE ESTUDAR?
  • Estratégias de Estudo organizam a sua Mente para estudar melhor.
  • Elas dão a DIREÇÃO dos seus estudos.
  • Elas definem suas metas de LONGO PRAZO.
  • Elas são SEMÂNTICAS porque indicam o SENTIDO dos seus estudos.
  • As Estratégias dão COERÊNCIA ao seu projeto de estudos.

Se você só tem ESTRATÉGIAS, e não tem táticas e técnicas, você é um ótimo PLANEJADOR. Mas não sabe ORGANIZAR seus estudos e nem consegue ESTUDAR para valer.

As Estratégias de Estudo são as seguintes:

  1. Entender a estrutura associativa do cérebro,
  2. Desenhar seu Projeto de Vida,
  3. Estabelecer Metas,
  4. Construir seu Domínio Básico,
  5. Instalar seu Viés de Confirmação,
  6. Identificar e aprofundar as principais Características do seu Perfil de Estudante.
  7. Fazer o DAASHE.
  8. Estudar com Método.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 35

Adote Táticas de estudo consistentes

Para todos aqueles que querem mesmo saber como estudar para concursos porque desejam  ser aprovados sem gastar muito dinheiro,  eu explico as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem. ATENÇÃO: Estas dicas de estudo são muito importantes.

  • As Táticas respondem à pergunta ONDE ESTUDAR? E QUANDO ESTUDAR?
  • Táticas de Estudo organizam o seu Ambiente de estudo.
  • Elas dão a CONDIÇÃO para um estudo adequado.
  • Elas definem suas metas de MÉDIO
  • Elas são ORGÂNICAS porque dão bem-estar e conforto aos seus estudos.
  • As Táticas dão AMBIÊNCIA E CONSISTÊNCIA ao seu tempo de estudos.

Se você só tem TÁTICAS, e não tem estratégias e técnicas, você é um ótimo ORGANIZADOR. Mas não sabe PLANEJAR seus estudos e nem consegue ESTUDAR para valer.

As principais TÁTICAS são as seguintes

  1. Escolher seu Ambiente de estudo;
  2. Organizar seu ambiente;
  3. Fazer atividade física;
  4. Dormir o necessário;
  5. Alimentar-se adequadamente;
  6. Estabelecer Metas de médio prazo;
  7. Seguir um horário ou um ciclo;
  8. Fazer Revisões semanais, mensais, bimensais;
  9. Gerenciar seu tempo;
  10. Otimizar sua leitura

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 36

Adote Técnicas de estudo eficientes

Se você deseja saber como estudar para concursos porque sonha com uma aprovação que vai transformar a sua vida, você também precisa entender as diferenças entre ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS de estudo e aprendizagem. Entenda agora para que servem as Técnicas.

  • As Técnicas respondem à pergunta COMO ESTUDAR?
  • Técnicas de Estudo organizam o seu momento PRESENTE de estudo.
  • Elas te ajudam na EXECUÇÃO do seu plano de estudo.
  • Elas definem suas metas de CURTO
  • Elas são MECÂNICAS porque dão eficácia aos seus estudos.
  • As Técnicas dão EFICIÊNCIA ao seu ato de estudo.

Se você só tem TÉCNICAS, e não tem táticas e técnicas, você é um ótimo “ESTUDADOR”. Mas não sabe nem PLANEJAR e nem ORGANIZAR seus estudos. Você estuda muito e aprende  pouco. Esse é o candidato bruto, que estuda muito, mas do jeito errado, sem qualidade. Esse candidato tem muita força de vontade, é muito determinado mas tem pouco resultado.

As principais Técnicas são as seguintes:

  1. Estudar de forma confortável
  2. Cumprir as  metas de curto prazo diariamente
  3. Cumprir seu horário e seu ciclo de estudos
  4. Executar a revisão no início e no fim dos períodos de estudo
  5. Fazer intervalos a cada 30 minutos
  6. Utilizar as técnicas de otimização da leitura
  7. Fazer anotações
  8. Revisar as anotações
  9. Fazer exercícios de revisão E DE EXPLICAÇÃO
  10. Beber água
  11. Fazer Exercícios de Concentração
  12. Fazer a Gestão da Ansiedade
  13. Usar a tecnologia de forma otimizada

Veja a próxima dica de estudo!!

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 37

Adote um MÉTODO DE ESTUDOS que articule e integre Estratégias, Táticas e Técnicas.

O Método COMO ESTUDAR do Prof. Rubens Sampaio é o resultado de anos de pesquisa e investigação sobre os processos mais complexos da aprendizagem humana. É o ÚNICO MÉTODO que consegue integrar e articular estratégias, táticas e técnicas de estudo de forma coerente e eficaz.

A adoção do MÉTODO COMO ESTUDAR é a forma mais inteligente de alcançar uma aprovação rápida, sem desgaste emocional, sem precisar gastar muito dinheiro, de forma metódica e sem se assustar com o volume de disciplinas que você vai precisar estudar.

É um Método de Estudos PIONEIRO e ORIGINAL que consegue diminuir seu esforço de aprendizagem, ao mesmo tempo que torna sua aprendizagem mais duradoura e possibilita uma aprovação muito mais rápida.

Qualquer um que queira ou precise saber como estudar para concursos ou mesmo para o ENEM, para a Faculdade, para seu Mestrado ou Doutorado vai se beneficiar profundamente com o MÉTODO COMO ESTUDAR -  ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE APRENDIZGEM PROFUNDA E ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS.

O Método Como Estudar é um curso todo em vídeoaulas que ensinam como integrar todas as estratégias, as táticas e as técnicas enumeradas nas dicas acima.

O Método Como Estudar é a única ferramenta preparada para te ajudar a superar os  maiores problemas enfrentados por todos os concurseiros candidatos.

Descubra quais são estes cinco problemas nas próximas 5 dicas...

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 38

O Primeiro problema dos Candidatos a um concurso público é a INCAPACIDADE PARA ORGANIZAR SEUS ESTUDOS.

ORGANIZAR SEUS ESTUDOS É FUNDAMENTAL.

Organizar seus estudos em conformidade com um método que integre deforma equilibrada estratégias, táticas e técnicas de estudo é a atitude que vai resolver este problema da desorganização e os próximos quatro problemas mais críticos de todo concurseiro.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 39

O Segundo problema dos Concurseiros é a FALTA DE TEMPO.

A falta de tempo e a procrastinação são duas reclamações muito parecidas e muito relacionadas que também são resolvidas com a adoção de um método que equilibre e articule estratégias, táticas e técnicas de estudo.

Esta integração  metodológica você só vai encontrar no Método COMO ESTUDAR, elaborado pelo Prof. Rubens Sampaio.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 40

O Terceiro problema é a falta de RECURSOS FINANCEIROS para poder estudar, para pagar cursinhos e o material de estudo necessário.

Preparar-se para concursos públicos exige de qualquer concurseiro um gasto mínimo com materiais e cursinhos. Além do que, você deve ter um tempo disponível para estudar ao invés de trabalhar.

Afinal enquanto você está estudando você não está trabalhando.

É muito difícil ser aprovado sem ter alguns recursos mínimos disponíveis.

O importante é que quanto mais você demora para passar mais você gasta com cursos e mais você gasta com materiais de estudo que vão se desatualizando.

Por isso, para economizar com a sua preparação você precisa do Método Como Estudar que vai antecipar sua aprovação. Quanto mais rápida for sua aprovação, mais dinheiro você vai economizar.

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 41

O quarto maior problema é o excesso de matéria que precisa ser estudada.

O excesso de matéria assusta muita gente. E a melhor forma para atacar o excesso de matérias e disciplinas é estudar com método.

Vou utilizar uma metáfora para esclarecer o que é um método. Se eu falar que eu preciso cortar uma árvore, muita gente já vai pensar num machado, vai pensar em afiar o machado para a cortar a árvore com mais rapidez.

Pois bem o Método não é o machado.

O Método é a serra elétrica.

É a serra que vai permitir cortar a árvore enorme e fatiar o tronco em pequenas lâminas para poder transportar toda a árvore no caminhão da sua memória.

O Método é a ferramenta que vai permitir fatiar o excesso de matéria que precisa ser estudada.

Só é aprovado quem tem um método de estudo, uma rotina de estudos, estratégias, táticas e técnicas consistentes e integradas.

E quanto maior o volume de conteúdo para ser estudado, mais tempo será necessário para assimilar todo o conteúdo. E quanto mais tempo você precisar, mais cara será sua preparação.

Por isso o Método é fundamental.

O Método é o veículo que vai fazer com que você chega mais rápido no dia da sua posse.

Com um Método que organize sua preparação você saberá como dividir todo o imenso conteúdo que precisa ser estudado para assimilar este conteúdo da forma mais rápida e consistente possível.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 42

O Quinto maior problema é a Ansiedade e o desequilíbrio emocional.

Finalmente você só vai sentir-se tranquilo e menos ansioso se você se sentir seguro e perceber que está no caminho certo.

MÉTODO significa CAMINHO CERTO.

Se você estiver percorrendo o caminho errado você vai sentir medo, insegurança, ansiedade e nada disso vai te ajudar na sua aprovação. Por isso o Método COMO ESTUDAR foi todo desenhado para te levar de forma tranquila e serena na direção certa da sua aprovação.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 43

Conheça o MÉTODO COMO ESTUDAR  para concurso no site http://comoestudar.com.br/sales

Não fique atrasando sua própria aprovação. Agora que você já sabe como estudar para concurso, descubra o caminho direto, O CAMINHO MAIS CURTO e reto para ser aprovado economizando dinheiro, economizando tempo, sem desgaste emocional e de forma inteligente.

Conheça o Método Como Estudar Para Concurso , AGORA.

Entre na página http:/comoestudar.com.br/sales e inscreva-se agora.

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 44

Faça o DAASHE – Diagnóstico e Avaliação da Sua Aprendizagem e dos Seus Hábitos de Estudo.

Quando você se inscreve no Método Como Estudar você tem o acesso privilegiado ao DAASHE. O DAASHE já foi aplicado em mais de 6.000 estudantes brasileiros.

O DAASHE é um diagnóstico que depois de respondido pelo candidato fornece ao estudante as seguintes informações:

* O DAASHE avalia a qualidade dos seus hábitos de estudo

* O DAASHE indica os erros que você comete ao estudar

* O DAASHE corrige os erros que você comete ao estudar

* O DAASHE indica os seus pontos fortes ao estudar

* O DAASHE reforça e fortalece os seus pontos fortes

* O DAASHE mede sua capacidade de aprender

* O DAASHE indica o limite máximo de seu desempenho nas provas de concursos

* O DAASHE avalia o seu uso de ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

* O DAASHE avalia o seu uso de TÁTICAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

* O DAASHE avalia o seu uso de TÉCNICAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 45

Conheça a página do Facebook no endereço http://facebook.com/cursocomoestudar

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 46

Inscreva-se no Canal do Youtube.Basta pesquisar por COMO ESTUDAR RUBENS SAMPAIO –

 

Como Estudar Para Concurso
Dica de Estudo 47

Conheça também o site http://comoestudarpraconcurso.com.br

 

Eu quero me inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

 

Deixe seu comentário

comentários